Uma nova previsão da IDC estima que no final deste ano as vendas de tablets tenham aumentado 2,1 para 234,5 milhões de unidades, um avanço que fica aquém do estimado na primeira previsão, quando a consultora apontava um avanço de 5,2%. Nesta contabilidade a IDC também inclui os modelos híbridos ou convertíveis, que serão aliás o principal foco de crescimento do segmento.



A revisão em baixa das previsões de vendas de tablets para este ano reflete o desempenho do segmento no último trimestre do ano passado, que ficou abaixo do esperado - com um crescimento de 4,4%. Em 2013 as vendas de tablets cresceram 52,5%.



Assim, em 2015 espera-se que as vendas deste gadget sejam fracas na primeira metade de 2015 e mais positivas na reta final do ano, impulsionadas pelo lançamento de algumas novidades, como um novo modelo do iPad ou a chegada do Windows 10, que terá o seu impacto no roadmap de lançamentos de novos modelos pelos fabricantes.



A Apple não deverá no entanto ser a empresa a tirar mais partido das intenções de compra dos consumidores nesta área e uma das razões será o facto de não ter uma oferta convertível.



A IDC estima que este ano a empresa da maça volte a reduzir quota no segmento, passando dos 28% para os 26%. A Microsoft pode ser a grande vencedora do ano, vendo a sua quota aumentar dos 5% obtidos no ano passado para 14%, já que se espera um impacto forte do lançamento do Windows 10.

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