A acompanhar os anúncios dos novos televisores e produtos da casa durante o evento TCL Global Flagship Product Launch, a fabricante revelou finalmente os detalhes da sua nova linha de smartphones, o NXTPaper Phone. A empresa já tinha revelado o smartphone no Mobile World Congress, em exposição, mas sem revelar uma data de lançamento. O smartphone pretende manter a proximidade de utilização próxima ao que faria com o papel, usando a mesma tecnologia NXTPaper dos seus tablets e leitores de eBooks.

O TCL 40 NXTpaper tem um ecrã de 6,78 polegadas com resolução FHD+ semelhante ao papel, sem reflexos, prometendo uma leitura eficaz em locais exteriores com muita iluminação. Além do ecrã ser próximo do papel, o equipamento tem ainda certificações TUV para a tecnologia antirreflexos. Esta tecnologia promete oferecer uma visualização confortável em exteriores, tal como se estivesse a usar um leitor de eBooks.

Veja na galeria imagens do TCL 40 NXTpaper

E bastará um toque para transformar a imagem do ecrã convencional, num leitor de eBooks com uma escala de cinzentos, através de uma interface especialmente desenhada para o equipamento. A vantagem deste comutador é que durante a utilização normal, o ecrã mantém as cores originais.

O smartphone tem um ecrã com uma taxa de atualização de 90 Hz, oferecendo conforto de leitura e entretenimento mais imersivo, mas reduzindo o desconforto ocular. A tecnologia 3D Boom da DTS garante áudio surround nos seus dois auscultadores. E para quem desejar tomar notas, fazer rascunhos ou mesmo desenhar, o equipamento tem um estojo opcional compatível com a T-pen incluída.

Quanto às câmaras, tem um módulo triplo com 50 MP e um sensor frontal de 32 MP. Tem 8+8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

O modelo tem uma versão 5G, com algumas características diferentes. Apresenta um ecrã de 6,6 polegadas a 90 Hz e uma bateria de 5.000 mAh. Apenas tem 6 GB de RAM virtual através da tecnologia TCL RAM Expansion e 256 GB de armazenamento interno. A empresa não esclareceu qual o processador 5G utilizado no modelo, mas inclui tecnologia NXTurbo. Também tem uma câmara tripla de 50 MP na traseira e uma frontal de 8 MP.

A TCL diz que o modelo 5G é sobretudo direcionado a profissionais, num balanço de produtividade e entretenimento. Já a versão sem 5G pretende transformar-se num hub de entretenimento e uma ferramenta para artistas. Os smartphones chegam nas próximas semanas, com a versão normal a um preço de 199 euros e a variação 5G custa 249 euros.