No ano passado a TCL aproveitou a CES para lançar novos modelos TCL 10 e uma linha de acessórios de áudio. E este ano a empresa voltou a usar o palco da maior feitra de tecnologia dos Estados Unidos mostrando apesar de se estar a iniciar no mundo dos telemóveis em marca própria mantém a estratégia de conquistar uma fatia deste importante mercado.

O SAPO TEK teve acesso à informação dos novos TCL 20 Series antes da apresentação que decorre hoje no Media Days da CES 2021, onde Stefan Streit, diretor de marketing da empresa, mostrou os cinco modelos que integram a nova série de smartphones, revelando também os planos para os equipamentos com ecrãs flexíveis, dobráveis ou enroláveis e extensíveis.

A nova linha TCL 20 Series tem previsto o lançamento de cinco novos smartphones, mas só dois chegam já ao mercado, o TCL 20 5G e o TCL 20 SE, destacando-se pelo design renovado em relação aos modelos da série 10 mas mantendo a mesma lógica de preços baixos e ecrãs de grande qualidade, acompanhados de um sistema de fotografia com três câmaras e baterias de longa duração.

Smartphone 5G abaixo de 300 euros com o TCL 20 5G

O ecrã é um dos principais destaques do TCL 20 5G, com um display de 6,67 polegadas com qualidade FHD+ Dotch e tecnologia NXTVISION. Por dentro está um chipset Snapdragon 690 5G de 8nm, optimizado para as redes de nova geração, e uma bateria de 4500 mAh.

A TCL "artilhou" o smartphone para vídeo e fotografia, e por isso o TCL 20 5G suporta reprodução de vídeo HDR10 para streaming de séries de TV, documentários e filmes e conta com uma ferramenta de conversão em tempo real SDR-to-HDR para melhorar a experiência de visualização de conteúdos, assim como um modo de calibragem ponto-a-ponto do ecrã que melhora ainda mais a precisão de cores do ecrã.

O smartphone já foi colocado à venda em Itália e deve chegar em fevereiro a Portugal com um preço de venda a público abaixo dos 300 euros, nas cores Mist Gray e Placid Blue.

A aposta na qualidade de imagem é partilhada com o TCL 20 SE, que Stefan Streit descreveu como "uma besta para o entretenimento", onde se destaca um ecrã de 6,82 polegadas V-notch que utiliza 90% do espaço disponível para a imagem e um racio de 20,5:9 com uma experiência mais "cinematográfica".

A bateria é outro dos pontos fortes do TCL 20 SE com uma capacidade de 5.000 mAh e capacidade de carregamento reversível para dar energia a outros equipamentos, sejam smartphones ou auriculares sem fios. A câmara traseira tem um arranjo de quatro sensores fotográficos e o software foi optimizado para melhorar as fotografias recorrendo a inteligência artificial detetando objetos e ajustando o fundo da imagem. Há ainda uma funcionalidade para remover pessoas ou objetos da fotografia com o AI Objet Eraser.

O TCL 20 SE chega a Portugal em fevereiro com um preço abaixo de 200 euros e vai estar disponível nas cores Nuit Black e Aurora Green.

Os detalhes dos três modelos que completam a série não foram revelados mas a TCL garante que há mais um smartphone com 5G e promete dar mais informação nas próximas semanas, ainda no primeiro trimestre deste ano.

A empresa está também a trabalhar num sistema que facilita a partilha de dados entre tablets, televisores e PCs, através de Bluetooth, WiFi ou NFC. A ideia é transferir ficheiros e multimédia de forma simples e fluida entre vários equipamentos, à semelhança do que fazem já algumas marcas, e deverá divulgar mais novidades ainda este ano.

Mais werables na linha de produtos da TCL

O portfólio da TCL conta também com novos auriculares sem fios, os MoveAudio S600 que vão estar à venda em Portugal em março deste ano, por um preço a rondar os 150 euros, e dispositivos de localização de animais de estimação, o MoveTrack PetTracker que a TCL já tinha mostrado na CES 2020. Este equipamento que pode ser usado para localizar os cães, gatos e outros bichos, ou mesmo objetos, definindo alarmes se sairem da zona de "segurança", chega às lojas portuguesas em maio por 120 euros.

Nas novidades está também o início da comercialização dos óculos que são conhecidos como projecto Archery e que o SAPO TEK j+a teve oportunidade de experimentar em várias fases de desenvolvimento. O equipamento vai estar à venda para já só nos Estados Unidos, Coreia e Japão, mas a TCL está a estudar parcerias que possam garantir a comercialização "em pacote" com smartphones e conteúdos de entretenimento.

O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que de mais importante se passa na CES 2021. Veja aqui todas as novidades e anúncios da maior feira de tecnologia dos Estados Unidos que este ano decorre em modelo totalmente virtual.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.