Ainda não passa de um rumor mas são vários os meios de comunicação internacionais que citam fontes próximas da Apple para avançar com a notícia. E onde há "fumo Apple" normalmente há fogo.

A empresa tinha iniciado em 2013 um programa de troca de smartphones nos Estados Unidos, oferecendo um desconto por iPhones antigos na compra de novos modelos, e agora esse programa pode ser alargado para incluir smartphones Android e Blackberry. A ideia é conseguir aumentar a quota de mercado.

Curiosamento, ou talvez não, os rumores não referem a troca de equipamentos Windows Phone.

As vendas do iPhone 6 e iPhone 6 plus atingiram as 74,5 milhões de unidades no último trimestre de 2014, num crescimento de 46% face às vendas do iPhone 5 em 2013, mas o objectivo é conseguir um alargamento de mercado mais agressivo.

O elevado preço dos iPhones é uma das barreiras apontadas por muitos utilizadores à aquisição de smartphones Apple, pelo que o programa de trocas poderia ajudar a reduzir o valor pago inicialmente na compra dos novos iPhones.

O programa de trocas da Apple é realizado em parceria com a Brightstar Corp., que depois revende os telemóveis a utilizadores fora dos Estados Unidos. O programa chegou a gerar alguma polémica na altura devido à manutenção de alguns dados que não tinham sido eliminados dos equipamentos de forma correcta.

A Bloomberg tentou contactar a Brightstar para saber se a empresa estaria envolvida no novo programa de trocas mas os responsáveis não comentaram, tal como acontece aliás com a Apple que não confirma o rumor.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico