O smartphone Ubuntu Edge ultrapassou a barreira dos 10,3 mihões de dólares angariados na plataforma online Indiegogo e tornou-se no projeto de crowdfunding mais financiado de sempre. O recorde foi batido quando ainda faltam seis dias para terminar a campanha, mas o telemóvel parece estar condenado ao insucesso: ainda faltam 21 milhões de dólares dos 32 milhões pedidos.

Na mais recente atualização do projeto a Canonical agradece o apoio que tem recebido e revelou a lista dos países onde mais utilizadores têm contribuído para tornar realidade o telemóvel. EUA, Reino Unido e Alemanha ocupam as três primeiras posições, havendo mais cinco países europeus no top-ten. Portugal não consta da lista.

O antigo recorde pertencia ao relógio inteligente Pebble que conseguiu juntar 10,266 milhões de dólares.

O conceito de smarpthone da Canonical destaca-se da concorrência pelo conceito de convergência - quando ligado a um ecrã transforma o sistema operativo em ambiente desktop -, mas na mesma campanha também parece ter convergido o sucesso e o falhanço.

Parecendo mais do que certo que o valor definido não vai ser atingido, e que a Canonical não vai financiar o valor em falta, resta a possibilidade de uma empresa de hardware querer concretizar o Ubuntu Edge. Mesmo sem uma demonstração real do equipamento ou da sua forma de funcionamento, a verdade é que o dispositivo tem gerado entusiasmo entre a comunidade.

Até ao momento foram vendidos cerca de 14.500 unidades do Ubuntu Edge das 45 mil que estão previstas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico