À medida que se avança nas discussões acerca da criação de um carregador comum na União Europeia, novos rumores apontam para a possibilidade de a Apple abandonar as entradas Lightning nos seus smartphones e passar a adotar o sistema USB-C.
A informação é avançada pelo conhecido analista Ming-Chi Kuo que, através do Twitter, explica que a mudança pode acontecer já na segunda metade de 2023, altura em que se espera que a gigante de Cupertino revele o iPhone 15.
O analista detalha que a inclusão de entradas USB-C nos smartphones da Apple poderá trazer melhorias a nível de transferência de dados e de velocidade de carregamento. No entanto, “as especificações finais ainda vão depender do suporte do iOS”, indica Ming-Chi Kuo.
Anteriormente, o analista tinha afirmado que a empresa da maçã não tinha planos para substituir o sistema Lightning por USB-C nos seus smartphones. Para Ming-Chi Kuo, a Apple poderia apostar no desenvolvimento de um iPhone sem qualquer tipo de entradas e com suporte a carregamento wireless, sendo esta uma ideia também apontada pelo “informador” Jon Prosser.
Recorde-se que, no início do mês, o Parlamento Europeu confirmou que estava pronto para começar a negociar com o Conselho a criação de um carregador universal na União Europeia. A decisão surge após a Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores ter aprovado a sua posição relativamente ao assunto em abril.
A proposta, apresentada originalmente por Bruxelas em setembro do ano passado, que faz uma revisão à diretiva comunitária RED (Radio Equipment Directive), tem em vista uma harmonização dos carregadores disponíveis no mercado europeu, com o USB-C a tornar-se o padrão para uma variedade de equipamentos, de smartphones e tablets a câmaras, altifalantes e consolas portáteis.
A questão tem vindo a ser falada desde 2009, altura em que foi assinado um acordo entre as principais fabricantes de telemóveis na Europa para reduzir o número de carregadores existentes no mercado.
O acordo expirou em 2014 e, desde então, o Parlamento Europeu tem apelado a Bruxelas para que sejam adotadas regras de modo a desenvolver um carregador comum. Porém a ideia tem merecido a oposição de empresas tecnológicas como a Apple.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários