Com eventos da Apple e PlayStation agendados ainda para o dia de hoje, a rentrée da indústria tecnológica parece estar a arrancar em força após o lançamento do novo LG V20.

Num evento que teve lugar na cidade californiana de São Francisco, a tecnológica sul-coreana revelou esta terça-feira o sucessor do V10 e uma das caraterísticas que mais facilmente salta à vista é o seu design que, ao contrário do que seria expectável, foi buscar inspiração, não ao seu irmão mais velho, mas ao primo G5.

[caption][/caption]

Na traseira do equipamento, em vez de uma versão repensada da superfície em borracha que marcou presença no V10, o V20 apresenta uma peça de alumínio removível que tem a particularidade de ter sido construída com metal reciclado de aviões já inutilizados. Para além disso, a LG adicionou ainda uma câmara ao certame fotográfico do smartphone - que conta agora com duas câmaras traseiras - e substituiu os botões físicos por um sensor de impressões digitais multifunções que mantém a sua posição face ao antecessor.

Na parte frontal do equipamento a LG decidiu deixar cair a segunda câmara dedicada às selfies e embutiu apenas uma lente com uma abertura de f/1.9 e um sensor de 5 megapíxes. As câmaras traseiras, por sua vez, têm um sensor de 16MP e outro de 8MP que superioriza o primeiro em abertura (f/2.8 contra f/1.8). Para ajudar a afinar as imagens há ainda estabilização ótica que, de acordo com a empresa, ajuda a eliminar distorção nos vídeos gravados.

[caption][/caption]

O smartphone conta ainda com um ecrã QHD IPS de 5.7 polegadas e o característico segundo display, que serve principalmente como um suporte ao primeiro (onde podem ser vistas as notificações e lançar apps, por exemplo), também volta a marcar presença. No interior, o V20 apresenta um processador Qualcomm Snapdragon 820 quad-core, GPU Adreno 530, 4GB de RAM e 64GB de memória interna que pode ser expandida com um cartão microSD até 2TB. A bateria, que é substituível, tem uma capacidade de 3200mAh e é carregável através de uma entrada USB-C.

Outra das características que a marca insiste em destacar é qualidade da reprodução de áudio que, com a ajuda de quatro conversores digital-analógico de 32 bits, deverá fornecer uma experiência auditiva qualitativamente superior e personalizável graças à plataforma de mistura desenvolvida pela Bang & Olufsen que também deixou a sua marca nos altifalantes do equipamento.

Ainda no domínio do som, a marca sul-coreana alega que o microfone embutido é capaz de gravar qualquer tipo de barulho sem qualquer distorção, seja ele um clip de voz ou concerto de rock.

Por último, vale a pena ressalvar que este é também o primeiro o smartphone a integrar o sistema operativo Android Nougat 7.0 de raíz.

O LG V20 vai chegar ao mercado em cinzento escuro, prateado e rosa ainda durante este mês de setembro e os preços serão definidos pelas operadoras.