[caption]Votação TeK Smartphone 2013[/caption]
Sem margem para dúvidas, os leitores do TeK que participaram na votação para eleger o melhor smartphone do ano atribuíram o galardão ao Nokia Lumia 1020, telemóvel topo de gama da tecnológica finlandesa. Ao todo foram 35% de um total de 6705 votos que escolheram a "máquina fotográfica que faz chamadas" como o telemóvel inteligente que mais se destacou da vasta concorrência.

O grande destaque do telemóvel da Nokia equipado com Windows Phone é a câmara fotográfica principal que tem um sensor capaz de produzir fotografias de 41 megapíxeis. Através de uma técnica de compressão possível com a ajuda da tecnologia PureView, o telemóvel dá outro significado ao conceito da fotografia em dispositivos móveis. O software da câmara apresenta várias funcionalidades únicas que pode recordar na análise que o TeK fez ao equipamento.

Mas o resto do "pacote" também é de louvar: ecrã AMOLED de 4,5 polegadas com uma resolução de 1.280x768 píxeis, processador Snapdragon de dois núcleos a 1,4Ghz, 2GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. O Lumia 1020 chegou ao mercado português a 25 de outubro de 2013 por um preço superior a 700 euros.

Na segunda posição da votação TeK aparece o iPhone 5s. O topo de gama da Apple continua a ser um motivo de amor e de ódio, mas a verdade é que apresentou algumas novidades para o segmento dos smartphones. A começar pelo processador A7 de 64-bits, passando pelo sensor biométrico que reconhece impressões digitais. Reuniu 19% dos votos.

O terceiro lugar, a posição de bronze, vai para o Samsung Galaxy S4. O telemóvel de elite da tecnológica sul-coreana ficou logo através do concorrente da Apple, com 18% dos votos, mas para muitos é considerado como o melhor smartphone. As várias funcionalidades únicas ao nível do software, como a deslocação de uma página online com o movimento dos olhos, e o hardware poderoso, ainda que de construção de baixa qualidade no que diz respeito ao aspeto exterior, colocam o S4 taco a taco com outros equipamentos.

Na galeria os leitores do TeK podem ainda conferir as pontuações que os outros candidatos obtiveram: Asus Padfone 2, BlackBerry Z10, Google Nexus 5, HTC One, LG G2, Oppo N1, Samsung Galaxy Note 3 e Sony Xperia Z1.

Para quem não conseguiu apanhar a votação para melhor smartphone do ano já existe um novo inquérito online: o TeK quer saber qual a tendência tecnológica emergente que os leitores consideram que vai conseguir singrar em 2014.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.