Quase uma década após o desaparecimento do Windows Phone, surge uma nova proposta tecnológica que promete reavivar a nostalgia dos entusiastas da Microsoft. O NexPhone, desenvolvido pela NexDock, não é apenas mais um smartphone comum, mas sim um dispositivo híbrido concebido para oferecer uma experiência de computação completa e convergente.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
A sua grande particularidade reside na capacidade invulgar de executar três sistemas operativos distintos: Android 16, Linux e Windows 11. Embora funcione primariamente como um smartphone Android no dia a dia, o dispositivo transforma-se num autêntico computador pessoal quando ligado a um monitor externo, permitindo ao utilizador escolher o ambiente de trabalho que melhor se adapta às suas necessidades, sejam elas profissionais ou de lazer.
Um dos aspetos mais apelativos para os antigos utilizadores do ecossistema móvel da Microsoft é a interface de utilizador opcional inspirada no Windows Phone. Através de uma versão adaptada do Windows 11, o NexPhone consegue emular o design em grelha com os famosos "Live Tiles", permitindo a instalação de aplicações web que se comportam de forma leve e rápida, funcionando como ferramentas focadas que encerram totalmente assim que o utilizador as fecha.
Para garantir o desempenho necessário a esta polivalência, o dispositivo vem equipado com um processador Qualcomm QCM6490, um CPU com características similares ao velhinho Snapdragon 865, 12 GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento interno com suporte para cartões microSD. O ecrã LCD de 6,58 polegadas tem uma taxa de atualização de 120Hz, garantindo assim fluidez em qualquer um dos sistemas escolhidos.
Clique nas imagens para ver em detalhe
No que diz respeito à autonomia e robustez, o NexPhone conta com uma bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento sem fios e tem uma certificação IP69, conferindo-lhe uma resistência superior a poeiras e água sob pressão. O foco do projeto está claramente na funcionalidade e na longevidade, optando por um design em cinzento escuro com acabamento em borracha, similar a um “rugged phone”, que privilegia a durabilidade.
Com um preço de lançamento anunciado de 549 dólares (mais impostos e taxas de envio e alfandegárias), o dispositivo posiciona-se como uma ferramenta de nicho poderosa para quem procura ter uma total liberdade de software, permitindo alternar entre Android e Linux sem necessidade de reiniciar o telemóvel. Já a transição para o ambiente Windows 11 requer um novo arranque do sistema para carregar as funcionalidades completas de um sistema desktop.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários