Depois do lançamento na China, a Xiaomi anunciou a chegada da nova linha de smartphones Xiaomi 14 aos mercados internacionais, num evento em Barcelona, em antecipação ao MWC 2024. A versão standard já passou pelas mãos dos especialistas da DxOMark, mas ficou longe do Top 10 no que respeita à fotografia, assim como nos ecrãs e no áudio.
Ao todo, o Xiaomi 14 somou 138 pontos na análise às câmaras, uma pontuação que o coloca no 28º lugar do ranking global de fotografia mobile da DxOMark. Já na lista dedicada aos modelos premium, o smartphone conseguiu alcançar a terceira posição.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Recorde-se que, para a Xiaomi, a aposta nas lentes desenvolvidas em parceria com a Leica e na tecnologia da fotografia são pontos de destaque na nova linha de smartphones. O Xiaomi 14 está equipado com uma configuração de câmaras liderada por um sensor principal de 50 MP, acompanhado por uma lente ultra wide de 50 MP e uma telefoto e 50 MP.
De acordo com os especialistas, as câmaras do Xiaomi 14 contam com melhorias em comparação com a geração anterior, sobretudo no que respeita à captação de vídeo, graças em grande parte a avanços no hardware, como maiores sensores de imagem com uma maior abertura.
O smartphone permitiu captar imagens com um elevado nível de detalhe e um baixo nível de ruído na maioria dos cenários de teste. A DxOMark realça que o equilíbrio entre estes dois parâmetros é um dos melhores que já viu em equipamentos nesta gama de preços.
No que respeita ao equilíbrio de cores, os especialistas detalham que existem algumas dificuldades quando se trata de captar pessoas em ambientes exteriores, que acabam por afetar o processamento das cores.
Foram também detectadas algumas irregularidades na focagem automática, em particular, durante a captação de cenários mais movimentados. Por outro lado, a DxOMark destaca o bom desempenho das capacidades de zoom, impulsionadas pela câmara telefoto, que ajudou a captar imagens com uma textura mais rica.
Clique nas imagens para ver a Xiaomi 14 Series com mais detalhe
Na análise ao ecrã, o Xiaomi 14 somou um total de 133 pontos, ficando na 53º posição do ranking global. Na lista de dedicada aos modelos Premium, a situação “melhora” ligeiramente. com o smartphone a ficar na nona posição.
Segundo os especialistas, o ecrã do Xiaomi 14 não consegue superar o da geração anterior, embora ofereça uma experiência adequada na maioria dos cenários de teste. A instabilidade durante a visualização de vídeos HDR e a falta de uniformidade na iluminação e cor estão entre os pontos negativos apontados.
Embora a Xiaomi indique que o ecrã é capaz de atingir um pico de brilho de 3.000, a análise demonstrou que o equipamento não vai além dos 2.740 nits, mas apenas para vídeos HDR.
Por fim, no áudio, o smartphone conseguiu somar 135 pontos na análise, ficando no 44º lugar no ranking global e na 12ª posição na lista de modelos premium. A DxOMark afirma que o Xiaomi 14 conta com um desempenho médio nesta categoria, onde a reprodução de som acaba por se destacar em relação à gravação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários