Revelados num evento na China, os novos modelos da linha Xiaomi 17 estreiam o processador Snapdragon 8 Elite Gen 5. Ainda antes da estreia, Lei Jun, CEO da Xiaomi já tinha avançado que a empresa seria a primeira a ter a nova geração de processadores da Qualcomm.

Em destaque estão os modelos Pro e Pro Max, que chegam com um ecrã adicional no painel traseiro. De acordo com a marca, este ecrã pode ser personalizado, incluindo com wallpapers gerados por IA, dando acesso a notificações de uma variedade de aplicações.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Além de poder ser usado para pré-visualizar selfies, em combinação com uma capa exclusiva, conectada via Bluetooth, o ecrã traseiro transforma os modelos Pro da linha Xiaomi 17 numa consola ao estilo retro.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Para os ecrãs frontais, a Xiaomi aposta em painéis OLED de 6,3 polegadas, no caso do modelo Pro, e de 6,9 polegadas, no caso do Pro Max, equipados com tecnologia LTPO. A taxa de atualização é adaptativa, indo até 120 Hz, com os ecrãs a contarem um brilho máximo de 3.500 nits. Para modelo Pro Max, a proteção é reforçada com Xiaomi Shield Glass 3.0.

Para a fotografia, os smartphones contam com um sistema Leica Summilux, com uma configuração tripla de câmaras traseiras. No Xiaomi 17 Pro, a câmara principal de 50 MP dispõe de um sensor Light Fusion 950L de 1/1.28 polegadas.

Além de uma ultra-grande angular de 50 MP, há espaço para uma teleobjetiva periscópica de 50 MP. A configuração de câmaras do modelo Pro Max é semelhante, mas a teleobjetiva têm maior abertura e capacidade de zoom óptico, estando equipada com um sensor de maiores dimensões.

Veja o vídeo

No interior, a Xiaomi aposta numa bateria de 6300 mAh para o modelo Pro, com suporte a carregamento com fio a 100W e wireless a 50W. A bateria do Xiaomi 17 Pro Max é ainda mais “generosa”, com uma capacidade de 7500 mAh.

O modelo base da linha partilha algumas características com os “irmãos” mais apetrechados, mas não conta com um ecrã traseiro. O modelo está equipado com um ecrã OLED de 6,3 polegadas com molduras reduzidas, taxa de atualização até 120 Hz, brilho máximo de 3.500 nits e proteção reforçada com Xiaomi Dragon Crystal Glass.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

O Xiaomi 17 conta com uma configuração tripla de câmaras traseiras, liderada por um sensor principal de 50 MP, acompanhado por uma ultra-grande angular de 50 MP e uma teleobjetiva de 50 MP, com zoom óptico de 2,6x. Tal como nos modelos Pro, a câmara frontal é de 50 MP. A bateria do modelo base dispõe de uma capacidade de 7.000 mAh, com suporte a carregamento com fio a 100W e wireless a 50W.

Na China, os preços para os novos smartphones começam nos 4.499 yuan (538,73 euros), pelo Xiaomi 17 com uma configuração de RAM/armazenamento interno de 12 GB/256 GB.

No que toca aos modelos mais avançados, os preços começam nos 4.999 yuan (598,63 euros) pelo Xiaomi 17 Pro com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Já para o Xiaomi 17 Pro Max, os preços começam nos 5.999 yuan (718,30 euros) pela versão com uma configuração de 12/512 GB.