A gama de smartphones da linha Xiaomi T é uma das grandes apostas da empresa, que coloca expectativas de vendas elevadas nos novos Xiaomi 14T e 14T Pro, como adiantou Tiago Flores, diretor geral da Xiaomi Portugal ao SAPO TEK. "Ao longo dos anos temos vindo a crescer na gama T e a entregar aos consumidores mais inovação a um preço justo. Em 2023, com o Xiaomi 13T, duplicámos as vendas e este ano acreditamos que vamos voltar a duplicar a consolidar a nossa posição neste segmento", sublinhou.

Hoje a Xiaomi apresenta dois novos modelos, o Xiaomi 14T e 14T Pro que juntam o melhor da fotografia, que resulta de uma parceria de três anos com a Leica, com a inovação que a empresa tem desenvolvido nas áreas de bateria e carregamento rápido e ainda os desenvolvimentos associados à Inteligência Artificial. Aqui contam novas funcionalidades integradas no HyperOS mas também as ferramentas da Google, com o Gemini e o Circle to Search que vai chegar aos equipamentos Xiaomi a partir de 6 de outubro.

Os dois smartphones partilham várias características do hardware, como os ecrãs de 6,67 polegadas AMOLED com brilho máximo de 4.000 nits e taxa de refrescamento de 144 Hz, mas têm diferenças nos processadores, nas câmaras e na bateria, com o Xiaomi 14T Pro a apresentar uma configuração reforçada e de carregamento mais rápido. O design segue a linha já usada na versão anterior, com destaque para a utilização de titânio nos materiais e um bloco quadrado que "agarra" as câmaras.

O SAPO TEK teve oportunidade de experimentar brevemente os equipamentos antes da apresentação e as primeiras impressões são positivas para a experiência de utilização e para a estética e a qualidade dos materiais.

Veja as primeiras imagens do Xiaomi 14T e do Xiaomi 14T Pro

À semelhança do que é habitual, a Xiaomi coloca o principal foco na fotografia, e sobretudo na capacidade de captar melhores imagens em contextos de baixa luminosidade. O trabalho de parceria com a Leica, e a inclusão das lentes Summilux, soma-se à plataforma de inteligência artificial Xiaomi AISP para apresentar mais detalhes e cores mais vibrantes, com suporte ao UltraHDR.

Xiaomi 14T
Xiaomi 14T créditos: SAPO TEK

As funcionalidades de fotografia estiveram em destaque na apresentação oficial da linha Xiaomi 14T em Berlim. Veja as imagens

Daniel Dejarlais, diretor de comunicação da Xiaomi Internacional, partilhou alguns números da empresa e reforçou a visão do ecossistema “Human x Car x Home”, destacando o facto da empresa se encontrar de forma consistente na terceira posição no mercado global há vários trimestres consecutivos.

Especificações de topo aliadas à Inteligência Artificial

O Xiaomi 14T Pro tem um sistema de câmara triplo com uma grande flexibilidade nas distâncias focais, de 15 a 120mm, para acompanhar os vários modos de fotografia característicos da Leica, mais realístico, mantendo o resultado mais próximo do que o olho vê. No vídeo mantém-se o suporte a 8K e o modo MasterCinema e Movie mode, onde o foco muda automáticamente entre os diferentes elementos, para melhorar o "story telling".

O processador da versão Pro é o MediaTek Dimensity 9300+, enquanto a versão Xiaomi 14T conta com o Dimensity 8300-Ultra, ambos com melhorias de desempenho e um NPU com suporte às funcionalidades de IA. Na bateria as diferenças passam pelo carregamento rápido de 120W no modelo Pro e uma duração que a Xiaomi diz que ultrapassa as 15 horas. E pela primeira vez o smartphone tem também carregamento sem fios de 50W.

Como não podia deixar de ser, o foco está também na Inteligência Artificial, e nas novas ferramentas integradas no HyperOS, como as notas, tradução, legendas e edição de imagem. O AI interpreter, AI Notes, AI Subtitles, AI Recorder, AI Film, AI Image Editing, AI Portrait, potenciados pelo HyperOS, somam-se ao Gemini da Google e ao Circle to Search a partir de 6 de outubro. Como noutras plataformas, algumas das funcionalidades de tradução e notas não estão ainda disponíveis em português.

Veja o vídeo das funcionalidades de Inteligência Artificial

"Já integrávamos muitas ferramentas de IA nos nossos equipamentos, para gestão da bateria, do ecrã e das imagens, mas agora é mais visível para o utilizador pelas funcionalidades do dia a dia", explica Tiago Flores, garantindo que esta é uma área que os clientes valorizam cada vez mais.

O Xiaomi 14T Pro está disponível a partir de hoje em duas opções de cor, o Titan Gray e Titan Black, com capacidade de armazenamento de 512 GB ou 1 TB, e preços de 899,99 e 999,99 euros. O Xiaomi 14T pode ser comprado em três cores, Titan Gray, Titan Blue e Titan Black, e o preço para a configuração de 256 GB de armazenamento e 12 GB RAM é de 649,99 euros.

O vídeo mostra a apresentação do Xiaomi 14T

A Xiaomi preparou em Portugal uma campanha de lançamento na qual tem a oferta de uma TV Xiaomi de 50 ou 55 polegadas, Android TV, mas que se mantém só até 10 de outubro e está limitada à disponibilidade.

A Xiaomi apresentou também hoje o dobrável Xiaomi Mix Fold que chega pela primeira vez aos mercados internacionais, e a Portugal, mas não tem oferta de lançamento.

Nota da Redação: o SAPO TEK viajou para Berlim a convite da Xiaomi. A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 14h15