A aplicação chama-se Dream:ON e resulta de uma investigação de dois anos em controle de sonhos desenvolvida na Universidade de Hertfordshire. Mas continua a recolher informação (anónima) sobre padrões de sono para enriquecer o estudo.

O professor Richard Wiseman, criador da app em conjunto com a YUZA explica os sons influenciam o sono e o próprio ambiente do sonho. “Se alguém escolhe uma paisagem natural é mais provável ter um sonho com flores e natureza. Em contraste se escolher sons de praia devera ter um sonho sobre o sol a tocar na sua pele”.

A aplicação foi lançada em 2012 e já foi descarregada mais de 500 mil vezes, contribuindo para algumas descobertas relevantes, como os sonhos bizarros registados durante a Lua Cheia.

A equipa elaborou algumas bandas sonoras para obter os sonhos perfeitos, algumas das quais podem ser compradas na aplicação, enquanto outras são oferecidas. “Sonhos positivos ajudam a acordar com boa disposição, e aumentam a produtividade. Agora descobrimos uma forma de dar às pessoas bons sonhos e esta é a base para uma nova forma de terapia para ajudar quem tem problemas psicológicos, como depressões”, refere o investigador.

A própria aplicação é gratuita e pode ser descarregada da App Store.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico