Em abril, durante o evento digital de apresentação de novos produtos da Apple, Tim Cook revelou as mudanças que iam ser feitas na aplicação de Podcasts. Os utilizadores iam ter mais facilidade em encontrar novos programas e conteúdos, para além de uma interface mais intuitiva na aplicação. Mas também anunciou os planos para um anova modalidade de subscrição, para utilizadores que desejem uma melhor experiência no consumo dos programas.

Apesar de não haverem mais detalhes sobre as novidades da aplicação ou sobre o novo serviço, a Apple antecipou a criação de um programa de afiliados, onde os criadores de conteúdos e programas podem ganhar 50% de comissão pelos novos subscritores do serviço. O chamado Apple Services Performance Partner Program permite aos criadores ter acesso aos dados estatísticos de todas as atividades de marketing ligadas aos seus podcasts, incluindo email, promoções nas redes sociais, publicidade digital, entre outras. Os criadores ganham comissões cada vez que for feita uma subscrição através do seu link partilhado.

tek apple podcasts

E Apple diz que isso é uma adição a quaisquer outros pagamentos que os afiliados podem receber resultantes das vendas do seu conteúdo premium.

Os interessados em aderir ao programa devem aceder ao formulário, que será analisado pela Apple. Depois de ser aprovado para o programa, será oferecido um token único de afiliado. Trata-se de um código a ser adicionado a todos os links dos podcasts, e que será único por criador, que centralizará todas as receitas geradas. A Apple explica que esses links são compatíveis com serviços terceiros de tracking de conteúdos. Quando os ouvintes clicam nesses links e se tornam subscritores, será pago uma comissão nos próximos 30 dias.

De notar que o programa de afiliados está disponível em mais de 170 países, incluindo Portugal. Os utilizadores vão ter acesso às respetivas ferramentas de marketing para podcasts, tais logotipos, ícones da app, um leitor que pode ser embebido em websites, códigos QR, entre outros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.