Numa altura em que a nova legislação europeia obriga a Apple e outros gigantes das plataformas digitais a mudarem as regras do jogo e a abrirem os seus ecossistemas a terceiros, a empresa da maçã aproveita para divulgar alguns números sobre o impacto das medidas tomadas ao longo dos últimos anos para proteger os utilizadores.
Desde 2020, a empresa garante que os seus esforços protegeram os utilizadores da App Store de potenciais transações fraudulentas acumuladas de 7 mil milhões de dólares. Só em 2023 as medidas implementadas pela companhia evitaram transações fraudulentas que lesaram os utilizadores em 1,8 mil milhões de dólares.
No mesmo período foram bloqueadas operações com 14 milhões de cartões de crédito roubados e mais de 3,3 milhões de contas foram impedidas de realizar novas transações.
No que toca às aplicações na loja, e como já tinha revelado, a empresa refere que em 2023 rejeitou mais de 1,7 milhões pedidos de submissão de aplicações, por não cumprirem os requisitos da loja em matéria de privacidade, segurança ou conteúdos. No âmbito dos mesmos esforços de combate à fraude a empresa indica que encerrou as contas de 374 milhões de programadores e utilizadores e que eliminou 152 milhões de reviews e classificações.
Ao nível das contas de utilizador, como sublinha a Apple, também há esquemas de fraude para monitorizar, que passam sobretudo pela criação de contas dedicadas a fazer spam ou a manipular reviews e classificações de aplicações. No ano passado, a Apple diz ter bloqueado mais de 153 milhões de contas de utilizador deste tipo e desativado outras 374 milhões pela mesma razão.
No que se refere à análise de aplicações, a Apple garante que a sua equipa de mais de 500 especialistas analisa em detalhe cada app submetida na loja, a uma média de 132.500 aplicações por semana. No ano passado, analisou quase 6,9 milhões de apps e ajudou 192.000 programadores a publicarem a sua primeira app.
O processo de avaliação de cada app, antes de chegar à loja, é rigoroso e tem várias fases e testes. No ano passado 1,7 milhões de pedidos de submissão terão sido rejeitados por diferentes razões, incluindo violações de privacidade (mais de 375 mil) ou atividades fraudulentas.
Por seu lado foram publicadas na loja online do iPhone 1,1 mil milhões de avaliações e classificações de apps e removidas 152 milhões.
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