Na próxima segunda-feira, 8 de junho, a Apple e alguns dos seus principais elementos - como Craig Federighi e Eddy Cue - vão subir a palco para revelarem as grandes novidades da Apple sobretudo ao nível de software e serviços.

iPhone e iPad só mais para o final do ano, já se sabe, mas existem muitos pontos de interesse que fazem do evento da marca da maçã um marco importante para a estratégia da empresa.

Sobretudo numa área específica: a música. A Apple já dominou o mercado da música digital, ainda tem uma fatia relevante, mas o modelo de negócio por subscrição e distribuição via streaming chamam por novidades por parte da empresa.

Com base nos rumores que têm sido revelados na imprensa especializada, ficam aqui aqueles que deverão ser os principais destaques da conferência mundial de programadores da Apple, também conhecida como WWDC.

[caption]Apple WWDC[/caption]

Apple Music

Já lá vai mais de um ano desde que a Apple comprou a Beats Audio por três mil milhões de euros. Desde então nada aconteceu de diferente na estratégia da empresa, mas não é difícil de adivinhar o que aí vem.

A Apple está a preparar um concorrente do Spotify, um serviço de música por subscrição e que é distribuído via streaming. A tecnologia base será aquela que já existia no serviço de música da Beats.

Resta saber qual o preço, quando vai estar disponível e quais os exclusivos que vai garantir para tentar desviar utilizadores do Spotify e também do recentemente criado Tidal.

iOS

O entusiasmo para o novo iOS este ano parece ser menor pois tudo indica que a Apple não vai operar grandes transformações no sistema operativo, vai apenas melhorá-lo. São esperadas algumas funcionalidades novas, como a possibilidade de ter duas aplicações abertas em simultâneo - mas que será mais focada na área dos tablets.

Deverá haver um reforço do sistema operativo no sentido de torná-lo uma peça cada vez mais determinante na vida das pessoas. Saúde e casas inteligentes deverão ser dois tópicos abordados e não seria estranho ver o assistente virtual Siri evoluir em funcionalidades e capacidades.

[caption]APPLE WWDC[/caption]

Mac OS

O sistema operativo para computadores também costuma estar em destaque na WWDC. Mas a Apple deve seguir exatamente a mesma linha que tem seguido nos últimos: introduz dezenas de pequenas melhorias que ajudam a criar uma experiência de utilização mais rápida, mais simples e que no geral seja melhor.

Há um outro elemento que a Apple tem repetido nos últimos anos, que é a aproximação do iOS ao Mac OS. Resta saber quais as ferramentas que servirão de inspiração - Siri no desktop? - e que novidades podem esperar os programadores para o seu lado numa altura em que o Windows 10 elevou a fasquia.

HomeKit

Os primeiros equipamentos compatíveis com o ecossistema HomeKit da Apple chegaram ao mercado esta semana. Pode haver um anúncio ao nível do reforço de parcerias, de marcas que se vão juntar ao ecossistema e como é que o novo iOS deverá potenciar ainda mais este mercado.

Apple Watch

[caption]APPLE WWDC[/caption]

A Apple também deve dedicar algum do seu tempo ao Apple Watch, mais não seja para evitar o rumor de que se não fala no relógio é porque as coisas não estão a correr bem.

Uma atualização de software tem o seu grau de probabilidade de ser anunciada, mas o foco deverá estar uma vez mais no lado dos programadores - no final de contas o evento é para eles. Como desenvolver novas e melhores apps, e quando é que todos poderão submeter aplicações para o Watch são outros anuncios que se deverão fazer ouvir.

Também é aguardada a disponibilização do SDK para o relógio.

Uma surpresa garantida?

Nas últimas conferências a Apple tem revelado algumas surpresas agradáveis, como a criação de uma nova linguagem de programação, a Swift.

Não seria de estranhar que a Apple fizesse algum anúncio surpresa ao nível de um produto icónico que não tem recebido tanta atenção da tecnológica. O Safari pode muito bem ser este caso já que a Microsoft tem uma nova aposta e a Google tem vindo a reforçar o Chrome com atualizações importantes.

Certezas, certezas agora só na próxima segunda-feira, dia em que acontece a conferência principal dos quatro dias da WWDC e na qual a Apple revela as suas maiores novidades.

Nota da redação: Foi corrigida a data de realização do WWDC

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.