A Apple quer acelerar a velocidade de procura de conteúdos na App Store através da adição de um novo sistema de sugestões na pesquisa. O algoritmo de inteligência artificial tenta prever o que o utilizador está à procura, oferecendo palavras-chave para ajudar a refinar as buscas. A tecnológica disse que os utilizadores podem mesmo selecionar e até desseleccionar múltiplas sugestões para afinar o que procura.

Para já, a novidade que visa facilitar a procura de apps e jogos, começa a ser testada nos Estados Unidos da América, no Canadá, Reino Unido e Austrália. Na prática, quando o utilizador começa a escrever um termo, a App Store vai tentar prever o que procura, e em vez do conhecido “auto complete” do que está a escrever, são listadas palavras que podem ser tocadas para selecionar, afinando a busca.

Segundo um exemplo dado pela empresa, ao pesquisar por meditação, rapidamente aparecem palavras-chave para jogos, temporizador, música, dormir, crianças e outras. Ou jogos, são sugeridos puzzles, palavras, quebra-cabeças. E comida com a sugestões de pizza, entregas, jogos, receitas, etc. E ao mesmo tempo, são listadas apps sugestivas mediante aquilo que vai pesquisando, nomeadamente aquelas que são listadas como publicidade.

Se o utilizador pesquisar por fotografia e aceitar a sugestão de colagem, os resultados serão sobretudo focados em apps que possam editar as imagens e fazer esses trabalhos. Outras palavras podem ser usadas para encontrar mais facilmente o que necessita. Segundo o Macrumores, a novidade encontra-se no iOS 14.5, ainda que alguns utilizadores afirmam que viram a funcionalidade em versões anteriores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.