Tim Cook garantiu que esta é "a mãe de todas as atualizações" e a equipa que foi fazendo a apresentação das 10 novas funcionalidades não deixou os créditos por mãos alheias, destacando cada uma das novidades do sistema operativo que agora chega aos programadores mas que vai estar disponível como atualização gratuita em setembro. Mas não para todos os iPhones e iPads.

Depois das novidades do sistema operativo para a TV, o tvOS, que permite agora atualização automática de apps e pesquisa e controle de de voz com a ajuda da assistente Siri, e nas novidades do OS X que passa a chamar-se macOS, como já tinha sido antecipado, foram as novas características do iOS 10 que assumiram destaque. E há um vídeo que resume todas as 10 novas funcionalidades.

A apresentação liderada por Craig Federighi, vice presidente sénior da Apple para a área de desenvolvimento de software, foi dinâmica e assente em 10 funcionalidades, algumas novas e outras pequenos "upgrades.

Uma nova funcionalidade de "Raise to wake" permite acordar o telefone para mostrar notificações e atualizações, recorrendo ao 3D Touch para responder mais rapidamente e interagir com a aplicação. 

O alargamento do 3D Touch inclui widgets para apps que permitem interagir com as aplicações sem realmente as abrir, um desenvolvimento semelhante ao que a Google está a fazer no Android. 

A abertura da Siri aos programadores é outro dos grandes passos que a Apple está a dar para tornar o iOS mais atrativo à comunidade de desenvolvimento, permitindo aos interfaces da apps interagir diretamente com o WeChat, mas há mais novidades na assistente inteligente, como a melhoria das sugestões baseadas em informação contextual, como a localização e a informação de agenda, ou dos contactos. Na verdade, tudo o que a Siri já sabe sobre si vai ser usado para o ajudar na ligação a outras ferramentas. E isso pode ser bom. Ou mau.

As fotografias não podiam ficar de fora das novidades do iOS 10, nem as mensagens e os emojis. E por isso os vários executivos da Apple dedicaram bastante tempo a esta área. A atualização da app Photos, que recorre a um algoritmo de inteligência artificial para juntar as imagens mais relevantes, e que adiciona deteção de cenas, mas que também pode editar automaticamente as imagens.

Há ainda uma nova tab chamada memories onde mostra destaques de pessoas, locais e outras memórias fotográficas para mais tarde recordar.

No Messages, a app mais usada no iOS, as novidades vêm sobretudo da interação mas fácil, e dos emojis. Com mas vídeos a "tocar" dentro das mensagens e emojis maiores para transmitir mais emoção, há também palavras mais "visuais" que podem ser traduzidas diretamente em pequenas imagens. E com animações e música. 

O Apple Maps tem também um redesign completo no novo iOS. Eddy Cue garantiu que a aplicação vai ser mais proativa e usar capacidades preditivas com sugestões de restaurantes, por exemplo, sem ter de sair da aplicação. 

A mesma renovação é aplicada á Apple Music que tem um novo interface e maior inteligência nas sugestões, mas que também tem novas formas de descobrir e arrumar as músicas da playlist, e os downloads mais recentes.

Entre as 10 novidades está também a gestão de dispositivos em casa, com o Home de que já falámos, e a Apple News que tem uma grande atualização para integrar melhor as fontes de notícias e gerir subscrições in-app. 

A Apple não esqueceu também a aplicação Phone que vai ter transcrições do voicemail para mensagem, e deteção de spam de voz.

Várias aplicações vão ser abertas aos programadores para integração, desde as mensagens aos mapas, mas a abertura da API da Siri é a que está a gerar maior interesse.

A versão beta para programadores do iOS 10 já está disponível hoje, mas a beta pública só será disponibilizada em Julho. Os utilizadores de iPhones e iPads vão ter a atualização só no outono, provavelmente em setembro, e será como sempre gratuita, mas não será suportada em todos os telemóveis e tablets.

A Apple já confirmou que só o iPhone 5 ou superior, o iPad mini 2 ou superior e os iPads a partir da quarta geração, incluindo o Air e iPad Pro, vão receber a atualização, assim como o iPod touch a partir da sexta geração.

Se não viu a apresentação já pode rever a conferência aqui.