Ainda não foi lançado o novo iOS 13 e já foi descoberto um exploit que permite contornar o sistema de segurança do ecrã de bloqueio do iPhone e ter acesso aos contactos do smartphone. A descoberta foi feita pelo investigador de segurança Jose Rodriguez, tendo mostrado em vídeo como fazê-lo, avança o The Verge.

O especialista afirma que reportou o exploit à Apple no passado dia 17 de julho, mas a fabricante ainda está a trabalhar na versão principal do iOS 13, que será lançado no dia 19 de setembro. Segundo Jose Rodriguez, esta vulnerabilidade é semelhante à que encontrou no ano passado na versão 12.1 do iOS.

O exploit consiste em ativar uma chamada de FaceTime e depois aceder à funcionalidade de voiceover da Siri para ativar o acesso à lista de contactos. A partir daí pode-se obter endereços de email, números de telefone, dados das moradas, e outras informações dos contactos.

O Verge confirma o acesso aos contactos através do método explicado pelo especialista, embora não seja possível ver fotografias e vídeos. Além disso, a vulnerabilidade apenas funciona diretamente no equipamento, pelo que só deverá preocupar-se em caso de roubo. A Apple já terá corrigido o problema, mas será apenas para a versão 13.1, que está planeada ser lançada uma semana depois, no próximo dia 30 de setembro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.