 
    O iOS 16 pode ajudá-lo a evitar alguns sistemas CAPTCHA, utilizados, frequentemente, para distinguir utilizadores humanos de robots. De acordo com a MacRumors, a Apple está a preparar um sistema de acessos via de token privado para o iOS 16, iPadOS 16 e macOS Ventura que o deixará saltar este passo na credenciação em algumas apps e sites.
Este sistema viabilizará verificações automáticas e as apps e sites que suportarem a funcionalidade terão de recorrer à iCloud para verificar o seu Apple ID e o seu aparelho.
Desta forma, ficará isento de descortinar linhas de texto colorido ou autocarros, bicicletas e semáforos em blocos de imagens como forma de garantir ao computador que se trata de um humano e não de um robot.
 
 A Apple nota que este sistema não contempla a partilha de dados pessoais e sublinha que o sistema pode melhorar as condições de acessibilidade de alguns sites ao tornar os captchas, por vezes ilegíveis, uma coisa do passado.
A Cloudflare e a Fastly já afirmaram que vão oferecer suporte ao sistema, o que o fará logo chegar a milhões de websites. A Apple trabalhou com a Google com vista a tornar este sistema de Private Access Tokens open source, pelo que poderá haver versões de outras tecnológicas no futuro.
Em destaque
-    MultimédiaComo seria o clássico de Agatha Christie “Death on the Nile” se tivesse lugar nos anos 1970?
-    App do diaAcecraft é um shooter de aviões que presta homenagem aos desenhos animados retro
-    Site do diaHover Zoom+ é uma extensão do Chrome que ajuda a aumentar as imagens nos websites
-    How to TEKModo Copilot para o Edge é a reinvenção do browser da Microsoft para a era da inteligência artificial. Como é que funciona?
 
  
 
Comentários