O iOS 18.2 poderá ser lançado já na primeira semana do próximo mês, de acordo com um novo relatório divulgado por Mark Gurman, da Bloomberg, na mais recente edição da newsletter Power On.

A Apple confirmou anteriormente que a atualização chegaria em dezembro, mas muitos especulavam que fosse apenas no final do mês, considerando que o iOS 18.1, originalmente previsto para o começo de outubro, acabou por ser disponibilizado apenas no dia 28.

Veja na galeria imagens do iOS 18.1

Segundo Mark Gurman, a gigante de Cupertino pretende lançar o iOS 18.2 no início de dezembro, se não surgirem imprevistos, mais precisamente na semana de 2 de dezembro, com maior probabilidade para segunda ou terça-feira, dias em que a Apple tradicionalmente publica as suas grandes atualizações.

A inteligência artificial da Apple está aí. Sabe como usar as novas funcionalidades?
A inteligência artificial da Apple está aí. Sabe como usar as novas funcionalidades?
Ver artigo

O destaque desta atualização é a expansão das funcionalidades Apple Intelligence. Entre as novidades está a criação de emojis personalizados, os chamados Genmoji, que poderão ser gerados com base numa simples descrição.

A nova app Image Playground trará ferramentas para criar imagens originais a partir de ideias sugeridas, facilitando a personalização de mensagens e notas. Outra adição importante será a integração com o ChatGPT, que irá alargar as ferramentas de escrita e ajudar a uma interação mais natural e mais inteligente com a assistente Siri.

O iOS 18.2 também marcará a primeira vez que utilizadores de países de língua inglesa fora dos Estados Unidos, como Reino Unido, Canadá, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia, poderão aceder à Apple Intelligence em inglês. A atualização seguinte, prevista para abril, deverá finalmente disponibilizar as funcionalidades para a União Europeia.

Mac mini alimentado pelos processadores M4 estão preparados para a Apple Intelligence a partir de 729 euros
Mac mini alimentado pelos processadores M4 estão preparados para a Apple Intelligence a partir de 729 euros
Ver artigo

Lançado há uma semana, o iOS 18.1 introduziu as primeiras funcionalidades da Apple Intelligence, ainda numa versão limitada. Estas incluem ferramentas de assistência à escrita que podem resumir emails e mensagens automaticamente, destacar notificações importantes e até fornecer respostas inteligentes.

Há também pesquisa avançada em Fotografias e a ferramenta “Limpar” para remover objetos indesejados em imagens. Além disso, a Siri começou a demonstrar uma compreensão contextual mais avançada - embora a transformação completa da assistente só esteja planeada para 2025.

A Apple destacou que os recursos requerem que o iPhone ou Siri estejam configurados em inglês americano e já mencionava os planos para alargar as opções linguísticas nos próximos meses.

O lançamento do iOS 18.2 será a última grande atualização da Apple Intelligence até abril, quando o iOS 18.4 trará a renovação da assistente Siri, como a capacidade de utilizar informações contextuais diretamente do dispositivo utilizado.