Com a chegada do iOS 7 chegaram também dias mais difíceis para os ladrões de telemóveis. Através da conta iCloud e das funcionalidades de segurança do iOS 7, os ladrões podem até nem conseguir restaurar o smartphone roubado – o mesmo vale para uma pessoa que encontrou um telemóvel. Chama-se Activation Lock e é recomendado que esteja ativado.

De acordo com dados oficias das forças de segurança de São Francisco e de Londres, o número de roubos do iPhone diminuiu 24% na cidade americana e 38% na capital europeia. Além do volume significativo dos números, os dados dizem respeito a duas cidades movimentadas e muito populosas, podendo ser representativas de realidades de outros locais.

Em Nova Iorque por exemplo, o número de telemóveis da Apple roubados baixou 19%, escreve o Engadget.

Os bons resultados de uma empresa vão ser acompanhados por práticas mais agressivas por parte dos maiores fabricantes. Nomes como a Samsung, Google, Nokia, Motorola e LG comprometeram-se a ter uma ferramenta comum “anti-roubo” – que permita bloquear o telemóvel ou apagar todo o sistema – para os dispositivos móveis vendidos em território norte-americano, já em 2015.

A propósito do tema, um estudo recente de um investigador norte-americano concluiu que um sistema de desativação remota nos telemóveis podia resultar em poupanças anuais de 2,5 mil milhões de dólares, calculados através do prejuízo do hardware e das subscrições que os utilizadores fazem em seguros para os equipamentos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.