A Apple acaba de disponibilizar a versão 16.4 do IOS e do iPadOS, e com elas uma mudança importante na lógica de atualizações dos equipamentos móveis com sistema operativo da marca.

A nova versão do iOS ativa, por predefinição, todas as atualizações de software que se sucedam a esta, como validou o site BGR. Isto vale tanto para as atualizações de segurança, como para outros updates, que antes já podiam ser definidos com automáticos, mas tinha de ser o utilizador a confirmar essa opção, como mostra imagem em seguida.

Updates - iOS

Agora, o utilizador mantém a possibilidade de alterar o estado destas definições, mas se não fizer nada o equipamento passa a descarregar e instalar todas as atualizações de software que a marca disponibilize, conforme mostram as imagens captadas pelo BGR (mais abaixo).

As atualizações de segurança são descarregadas e instaladas assim que estiverem disponíveis. Quando o processo fica completo pode ser pedido ao utilizador que reinicie o telefone. Em relação às restantes atualizações,  a instalação de novo software acontece durante a noite, altura menos provável de interferência com outras tarefas e em que a maioria dos equipamentos estarão ligados à rede Wi-Fi de casa e com bateria suficiente. Estas duas condições são indispensáveis para a instalação das atualizações.

Updates automáticos no iOS
créditos: Chris Smith, BGR

Há uma nota a sublinhar, sobre a hipótese de alterar a pré-configuração do iPhone e deixar de ter atualizações automáticas. Essa possibilidade existe, mas não completamente. Algumas atualizações de segurança críticas serão feitas de forma automática, mesmo que o utilizador desative essa opção.

Estas mudanças podem não agradar a alguns utilizadores, como também sublinha o BGR, mas para a maioria terá vantagens. Sobretudo para quem está menos familiarizado com a importância das atualizações de segurança, ou é mais distraído com estes processos e acaba por não ter a melhor experiência de utilização do software, porque não vai instalando as melhorias disponibilizadas.

No menu de atualizações do iPhone e do iPad, com a versão 16.4 do software passa a ainda a estar disponível também uma nova opção para gerir o uso de versões de teste do software. Esta opção só será visível para quem subscreve o Apple Developer Program, que assim deixa de ter de usar o browser para procurar novas versões de teste do software disponíveis e também passa a conseguir gerir mais facilmente a transição entre versão beta e versão estável.

Da versão 16.4 do iOS fazem parte outras melhorias e novidades, como o suporte para 21 novos emojis, notificações para aplicações web no ecrã principal, ou capacidade melhorada de isolar a voz do utilizador numa chamada face ao ruído de fundo, entre outras.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.