Saudades do velho iPod? Daquele com uma rodinha ao centro, que servia para interagir com os menus e com as músicas? Bem, parece que voltou. Não em formato físico, mas digital. Falamos de uma app, desenhada por Elvin Hu, um estudante de design, da nova-iorquina Cooper Union College, que transforma qualquer iPhone num destes gadgets.
Elvin partilhou um primeiro vídeo da app no Twitter esta semana e é possível perceber que a bem famigerada roda não serve apenas para girar. Tal como a versão clássica, esta também inclui feedback háptico e efeitos sonoros que mimetizam o aparelho original.
Tony Fadell, um dos responsáveis pelo iPod, comentou que esta é uma boa forma de recordar a criação da Apple.
Ao The Verge, Elvin Hu disse que sempre foi “fã dos produtos da Apple”, mesmo quando era criança. “Quando a minha família não podia comprar produtos destes, eu desenhava a interface do iPhone em tampas de caixas de Ferrero Rocher. Os equipamentos da marca influenciaram muito a decisão de prosseguir esta carreira”, disse.
A app ainda não está disponível na App Store, mas o programador tem intenções de a lançar na loja. Elvin Hu diz, contudo, que a Apple terá mais do que razões para não aprovar a aplicação, por conta de patentes e outras razões relacionadas com licenciamento.
Importa ainda sublinhar que a app inclui o velho Cover Flow, que permitia navegar de forma suave por entre as capas de álbuns das músicas disponíveis. Na verdade, a app inclui um pequeno display que simula o ecrã que encontrávamos no iPod Classic. A diferença entre a app e o próprio iPod (apesar da óbvia) é que esta também funciona no modo paisagem.
Elvin Hu quer acabar a app antes do início de 2020 e, assim que estiver finalizada, o estudante quer lançá-la como um projeto open source, para além da própria App Store.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários