Provavelmente já utilizou a aplicação Shazam para descobrir rapidamente o nome daquela música que está a tocar na rádio ou num bar. Imagine o mesmo conceito aplicado a temas da natureza, não no reconhecimento do som, mas sim de imagem. Seek é uma aplicação produzida pela iNaturalist e disponível nos dispositivos iOS que explora a tecnologia de reconhecimento para ajudá-lo a identificar plantas ou animais através das suas fotografias.

O conceito da aplicação não só é informativo e didático, como divertido, já que funciona também como uma espécie de jogo, encorajando os utilizadores a passear e explorar a natureza para aprender mais sobre plantas, cogumelos e animais. Tudo o que tem a fazer é fotografar e deixar a aplicação interpretar a imagem, devolvendo informação.

Por outro lado, pode aceitar os desafios propostos pela app, capturando os elementos pedidos e acumular medalhas pelos objetivos conquistados. Imagine o fenómeno Pokémon GO, aplicado a assuntos do meio ambiente. Entre insetos, pássaros, anfíbios e um vasto catálogo de flores, cogumelos e plantas, a base de dados do Seek cruza a informação com as fotos submetidas, mostrando-as em mapas e tabelas organizadas para saber o que existe ao seu redor.

A empresa refere que quantos mais utilizadores participarem nas atividades de Seek, mais os algoritmos são alimentados com informações, enriquecendo a base de dados. Para já, a aplicação reconhece 30 mil espécies, mas o site da iNaturalist regista cerca de 150 mil elementos da Natureza. E tudo graças à sua comunidade em crescimento, que alimenta a lista das descobertas, não só através de um registo no site oficial, como também através das aplicações em versões iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.