Desde o início, a Uber tem feito uso de reuniões, campanhas publicitárias e do boca-a-boca para recrutar as centenas de motoristas que nas ruas dão vida ao serviço de transporte privado disponível através da sua aplicação móvel. Agora, vai tentar uma abordagem diferente: a diversão. A empresa lançou o UberDrive, um jogo para smartphones que permite ao utilizador vestir a pele de um motorista virtual por uns momentos. O conceito da app é simples: os jogadores têm de transportar os passageiros de um destino para o outro seguindo um mapa real da cidade de São Francisco, nos Estados Estados Unidos, como fazem os motoristas ligados à aplicação móvel da companhia.

O objetivo do jogo, suportado na tecnologia do Google Maps, é aliciar os jogadores a tornarem-se motoristas na vida real. Quem tiver interesse na oportunidade pode inscrever-se e fazer o upload da candidatura a partir do próprio jogo.

A aplicação foi desenvolvida por Mike Truong, gestor de produtos da Uber, que já trabalhou em empresas como a Electronic Arts. São Francisco é, por enquanto, a única cidade disponibilizada no jogo mas há projetos de expansão a outras áreas metropolitanas, caso a app seja bem-sucedida. O jogo já está disponível gratuitamente para iOS, na App Store.

Em Portugal, a Uber tem o acesso ao seu site e aplicação bloqueados pelas três principais operadoras e a providência cautelar do Tribunal de Lisboa prevê que as entidades financeiras e bancárias coloquem também um travão nos pagamentos aos serviços da empresa.