Se não está satisfeito com a Siri, do iOS, ou com o Google Now, do Android, fique a saber que em breve deverá poder experimentar a solução da Microsoft ao nível dos assistentes pessoais nestes sistemas operativos. A tecnológica está a preparar uma expansão da Cortana e isso acontecerá ainda este ano.

De acordo com os relatos apurados pela Reuters, a Cortana ficará disponível nos sistemas operativos rivais da Microsoft através de uma aplicação independente. E isso acontecerá dentro da mesma janela de tempo em que o assistente pessoal vai estrear-se no Windows.

A Cortana para iOS e Android estará ao que tudo indica disponível para smartphones e para tablets.

Escreve a agência de notícias que este movimento faz parte da estratégia de Satya Nadella colocar novamente a Microsoft como "rainha" do software, incluindo através da presença em sistemas operativos rivais. Recorda-se por exemplo que os novos Samsung Galaxy S6 trazem de origens várias apps da Microsoft.

A tecnológica responsável pelo Windows está neste momento a desenvolver um novo motor de inteligente artificial para a Cortana, que tem o nome de código Einstein.

O objetivo passa por fazer com que o assistente pessoal consiga perceber onde está o utilizador, qual a altura do dia e saber o que a pessoa quer fazer a seguir - algo que o projeto português CAMR também está a tentar alcançar.

Pela descrição feita pela Reuters, a Microsoft estará a preparar uma Cortana que é uma mistura de Siri com Google Now, oferecendo a dita assistência, assim como informações no campo preditivo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico