A Google tinha definido o dia de ontem, 31 de julho, como o último dia em que suportaria o Exchange ActiveSync (EAS) como protocolo de sincronização dos contactos, emails e calendários Google no Windows Phone. A gigante dos motores de busca chegou a acordo com a Microsoft para suportar o protocolo até ao final do ano.

Os utilizadores do Windows Phone vão poder continuar a sincronizar as informações entre serviços Google e o sistema operativo da Microsoft até 31 de dezembro. O período de tempo deve ser mais do que suficiente para que a empresa responsável pelo Windows consiga fazer chegar a todos os utilizadores a nova versão do Windows Phone que já suporta os novos protocolos CardDAV and CalDAV.

No entanto a Google vai continuar a garantir o suporte ao EAS a todos os utilizadores que sejam subscritores da suite de produtividade Google Apps em modo empresarial, educação e governativo.

Este é um braço de ferro que tem sido travado pelas duas tecnológicas e ao qual a Google já cedeu por duas vezes. A primeira decisão de alargamento aconteceu em janeiro, tendo sido definido o final de julho como data limite. Ontem a Google voltou a alargar o prazo.

Os utilizadores do Windows 8 e Windows RT continuam fora dos planos de suporte do Google Sync, com a gigante dos motores de busca a aconselhar estes utilizadores a fazerem uso dos navegadores de Internet para acederem aos serviços de contacto, email e calendário.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico