A Microsoft revelou no ano passado um conceito no qual o sistema operativo Windows era o principal interface de utilização do sistema de entretenimento e informação do carro. Uma ligação ao smartphone e o computador de bordo transformava-se num espelho do software.

O projeto está a evoluir e a Microsoft confirmou estar a trabalhar numa versão da assistente Cortana para os automóveis.

Mas ao contrário do que acontece com a mais direta concorrência - Google Android Auto e Apple CarPlay -, a Microsoft quer colocar a Cortana no para-brisas do carro, quase como uma experiência de realidade aumentada, em vez de assumir apenas o computador de bordo.

Ao utilizador apenas bastaria ditar os comandos, que a assistente trataria de os executar em ligação com o smartphone ou tablet. Um exemplo dado pelo The Verge é o da possibilidade de fazer reservas em restaurantes através deste método.

Para já o projeto é apenas um protótipo e nada garante que este é o caminho que a Microsoft vai querer seguir na indústria automóvel, sobretudo pelos altos custos de desenvolvimento e implementação. Mas a gigante norte-americana diz estar em conversações com parceiros em Taiwan para explorar esta e outras possibilidades.

Recorda-se que a Cortana está a ganhar destaque dentro dos produtos Microsoft. Depois de ter estreado nos smartphones, foi evoluindo em funcionalidades e agora é um dos elementos centrais do Windows 10.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.