A informação ainda não foi confirmada pela Microsoft mas está a ser avançada pelo The Verge. Segundo o site, a próxima grande atualização ao sistema operativo móvel vai introduzir na plataforma um centro de notificações, uma das ausências mais criticadas do software, mas não só.



A mesma fonte garante que a atualização vai introduzir no sistema operativo móvel um assistente pessoal ao estilo Siri, a aplicação criada pela Apple para realizar este tipo de tarefa no iOS, ou Google Now, o produto que no Android desempenha as mesmas tarefas.



Cortana será o nome escolhido pela Microsoft para a aplicação, que adota a forma de uma assistente virtual feminina que usa o mesmo nome de uma das personagens do jogo Halo, uma informação que já tinha sido antecipada em setembro.



Será possível interagir com esta aplicação através de voz ou texto e, tal como fazem as ferramentas da concorrência para o mesmo fim, vai funcionar de forma automática para algumas tarefas, como sejam informar o utilizador da proximidade de eventos de agenda.



No que se refere ao novo centro de notificações do Windows Phone, este deverá funcionar numa lógica semelhante àquela que a funcionalidade apresenta nas plataformas concorrentes, o iOS e o Android, ficando acessível quando o utilizador desliza o dedo no ecrã a partir do topo.



O upgrade ao Windows Phone é esperado para abril de 2014 e incluirá ainda mais algumas novidades, como o suporte para VPN ou para resultados do Bing Smart Search.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.