A Lexmark International comemora esta segunda-feira o seu vigésimo aniversário. A empresa nasceu de um processo de spin-off da IBM, tendo sido fundada a 28 de Março de 1991. Na altura "assentava arraiais" em Greenwich, nos Estados Unidos, mantendo igualmente actividade no Canadá, Europa e Austrália. Hoje marca presença em mais de 170 países, e oferece um portfólio de produtos e serviços diversificado.
A Genesis, uma all-in-one a jacto de tinta com design vertical e o Markvision Enterprise, um nova versão do seu software de gestão, com interface Web, fazem parte dos lançamentos mais recentes, mas os 20 anos de história da Lexmark fazem-se de muitos outros marcos.
[caption][/caption]
Passados três meses da sua fundação, a empresa estava pronta a colocar no mercado os seus primeiros produtos. As impressoras de matriz IBM Personal Printer Series II e IBM 4226 inauguraram o portfólio de produtos que prevalece até aos dias de hoje. Nesse mesmo ano ainda colocava no mercado a série 4029 da IBM LaserPrinters.
[caption][/caption]
No ano seguinte anunciava a sua primeira impressora jacto de tinta, a IBM Color Jetprinter PS 4079, em 1994 estreava-se no jacto de tinta a cores, a ExecJet IIc, desenvolvida internamente e, desta vez, sob a denominação Lexmark. Neste mesmo ano surgia o software de gestão em rede MarkVision.
Em 1995, a empresa apresentava ao mercado a sua primeira impressora laser a cores (Lexmark Optra C), no mesmo ano em que se estreava na bolsa de Nova Iorque.
As primeiras soluções multifunção chegavam quatro anos depois, e incluíam o OptraImage T612s, o OptraImage W810s e o OptraImage Color 1200r.
Os anos seguintes foram de aposta em termos de melhoria da tecnologia, assim como na expansão da capacidade produtiva, com, por exemplo, a abertura de um centro de desenvolvimento nas Filipinas.
Mais recentemente, a estratégia da empresa, que se mostra "entusiasmada com as oportunidades de mercado que se avizinham", ficou marcada pelo lançamento da T656dne (2009), apresentada como a primeira impressora laser A4 monocromática com touch screen.
[caption][/caption]
Entre os últimos trunfos da Lexmark está, como mencionámos acima, a all-in-one Genesis. Com a tecnologia Flash Scan que inclui um sensor de 10 megapixels, a Genesis permite visualizar cópias e digitalizações de modo instantâneo no ecrã táctil de 4,3 polegadas. O Flash Scan permite ainda à Genesis converter um documento em formato digital em apenas três segundos, assegura a Lexmark.
O ecrã a cores táctil da Genesis vem complementar o Flash Scan. Este ecrã dá acesso à Web e ao portal SmartSolutions, incluindo ainda aplicações cloud-based tais como o Evernote, TripIt, Facebook e Twitter.
Pode ver um resumo com estes e outros marcos dos 20 anos de existência da Lexmark num vídeo que a empresa realizou e que apresentamos abaixo.
Nota da Redacção: Foi corrigida a data da criação da empresa que por engano tinha sido trocada no primeiro parágrafo embora estivesse correcta no resto do texto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários