Se há exercício difícil de completar é este: escolher 20 dos melhores videojogos dos últimos 10 anos, sem deixar nomes importantes de fora. E a coisa complica-se ainda mais quando percebemos que existiram centenas de videojogos a marcar a última década. É por isso que não nos comprometemos com um top; uma lista dos melhores. Ao invés disso, elaboramos uma lista com 20 dos melhores, sabendo que esta galeria podia perfeitamente ter sido elaborada com outros jogos, como Spelunky, Horizon Zero Dawn, Rocket League ou Uncharted 4.

Pokémon Go foi um dos jogos que incluímos nesta lista. O jogo móvel, desenvolvido pela Niantic, massificou a realidade aumentada e continua a gozar de um sucesso astronómico junto dos utilizadores que finalmente puderam experimentar a sensação de se tornarem treinadores Pokémon. O estúdio voltou a tentar a sua sorte uns anos mais tarde, com Harry Potter Wizard's Unite, mas a comunidade não reagiu da mesma maneira.

Nas consolas e computadores, distinguiram-se outros nomes. Red Dead Redemption é um bom exemplo. O primeiro jogo, lançado pela Rockstar em 2010, introduziu-nos ao faroeste e às carismáticas personagens que anos mais tarde viriam a protagonizar um jogo de igual qualidade. Podemos discutir se a melhor saga do estúdio é esta ou Grand Theft Auto, mas esta década, com duas entradas memoráveis, talvez as contas pendam para o lado de RDR.

A Nintendo também se destacou pela positiva. Embora seja um dos universos mais antigos da empresa, Super Mario continua a ser reinventado para oferecer jogos cada vez mais disruptivos. Nos últimos 10 anos tivemos vários exemplos de como a tecnológica ainda sabe tratar a saga (Super Mario Maker 2, Mario + Rabbids Kingdom Battle), mas tanto Super Mario Galaxy 2, como Super Mario Odyssey foram igualmente aclamados pelo público e pela crítica.

Ainda no capítulo da reinvenção, God of War. O Santa Monica Studio fugiu da mitologia grega e pintou o cenário do novo jogo com os deuses nórdicos. Kratos apareceu mais velho, com um filho, uma nova arma e conquistou os exigentes fãs que, ao longo dos últimos anos, se tinham habituado a outro tom. O jogo recebeu vários prémios de Melhor do Ano em 2018, altura em que a concorrência era, no mínimo, apertada (RDR2, Marvel's Spider-Man).

Na galeria abaixo pode ficar a conhecer a nossa seleção, com 20 dos melhores videojogos que marcaram a última década. Mas que jogos gostaria de juntar à lista?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.