O mês passado voltou a dar-nos algumas das mais belas paisagens espaciais. Em junho, ouviu-se Marte, avistou-se a galáxia Girassol, céus estrelados, a fossa de Júpiter e uma lua vermelha, maior do que o normal.

No dia 11 de junho, a NASA captou mais um registo da nebulosa Sh2-155, que é popularmente conhecida como Nebulosa da Caverna. O imponente resultado, que nos remete para uma pintura abstrata em tons de verde e vermelho, não teve apenas um propósito artístico. Para além de bela, a imagem tem o intuito de ajudar as agências espaciais a compreender o que se passa em torno desta formação cósmica. A utilização de infravermelhos permite identificar os compostos que flutuam por ali, junto a uma nebulosa com cerca de 50 anos luz de comprimento.

Outro dos registos que salta à vista nesta galeria é o do dia 14 de junho, captado por Bruce Waddington. A imagem mostra duas galáxias em processo de colisão. E chamamos-lhe processo porque as colisões são constantes e acontecerão de forma sucessiva ao longo de centenas de milhões de anos até que a rota dos seus astros se alinhe para deixar de embater, formando, nessa altura, uma única galáxia.

Na galeria abaixo encontrará mais registos impressionantes, todos eles destacados em junho pela iniciativa da NASA, Astronomy Picture of the Day.

2 de junho de 2019
A Live View from the International Space Station
Image Credit: NASA, UStream, HDEV Project

30 de junho de 2019
Virtual Flight over Asteroid Vesta
Images Credit: NASA, JPL-Caltech, UCLA, MPS, DLR, IDA; Animation: German Aerospace Center (DLR)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.