Setembro foi mais um mês repleto de imponentes paisagens espaciais e a NASA fez questão de continuar a registar as melhores no seu acervo digital, que dá pelo nome de Astronomy Picture of the Day. Nas últimas semanas, fotografaram-se galáxias inteiras, ainda que a milhões de anos-luz de distância. No dia 3 de setembro, uma equipa da agência espacial norte-americana conseguiu captar uma imagem que nos dá, bem lá ao longe, um vislumbre da Andromeda, uma galáxia espiral que é visível a olho nu, embora não seja fácil captá-la, e que está envolta num gás ionizado que, por sua vez, é impossível de detetar.

Mais perto estão os elementos que compõem a fotografia de dia 21. Trata-se de um sol nascente, fotografado sobre o mar e exatamente por detrás de um barco à vela, o que originou um daqueles postais de verão que todos tentamos criar com as nossas câmaras durante as férias. O responsável por este disparo foi o espanhol Juan Antonio Sendra, que se deparou com este cenário no Mar Mediterrâneo, perto da costa de Valência, em Espanha.

Para além destes registos, a seleção de setembro conta ainda com imagens de Júpiter, do cluster de estrelas Plêiades, de Marte, entre outros corpos celestes e fenómenos cósmicos.

1 de setembro de 2020

Salt Water Remnants on Ceres
Video Credit: Dawn Mission, NASA, JPL-Caltech, UCLA, MPS/DLR/IDA

12 de setembro de 2020

A Thousand Meteors
Video Credit & Copyright: Greg Priestley

29 de setembro de 2020

GW Orionis: A Star System with Tilted Rings
Animation Illustration Credit: ESO, U. Exeter, S. Kraus et al., L. Calçada

30 de setembro de 2020

Sonified: Eagle Nebula Pillars
Image Credit: NASA, ESA, & The Hubble Heritage Team (STScI/AURA);

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.