Com a impressão 3D é possível fazer de tudo um pouco: elementos de design, vestuário, logótipos, protótipos, pontes, casas e até peças para serem usadas na indústria aeroespacial. Agora com o projeto 3Dvarius sabe-se que também é possível construir violinos de alta precisão.

O violino foi baseado num modelo real dos aclamados Stradivarius, mas o design teve a mão do artista francês Laurent Bernadac. E o resultado final é um instrumento de aspeto altamente futurista, mas igualmente funcional e melódico:

O violino não foi construído através do processo de adição de camadas de PLA. Foi antes construído através de um processo conhecido como estereolitografia, que na prática faz uma solidificação de resina líquida. Desta forma é possível obter uma grande precisão no processo de fabrico, algo que no caso dos violinos é importante.

Na página oficial do 3DVarius fica-se a saber que após o primeiro processo de manufatura houve bastante pós-produção, como a remoção do excesso de resina e alisamento de todas as superfícies.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.