Se sempre sonhou poder controlar as luzes e a temperatura de casa através do computador, vale a pena espreitar o vídeo sobre a casa de Jari Arkko, que levou ao limite o conceito de "casa ligada".

A residência desta família finlandesa usa uma solução da Ericsson para garantir a conectividade de todos os equipamentos electrónicos, sistemas de segurança e de entretenimento à rede, mantendo avisos sobre o estado de cada uma das ferramentas.

A partir de monitores instalados em diversas zonas da casa, incluindo na sauna, a família pode ver televisão, aceder à Internet ou ver o que se passa nas câmaras de segurança. Os sensores de aquecimento e da canalização de água estão também instalados para monitorizar o ambiente da casa e ver se há alguma fuga de água.

Os diversos computadores e portáteis da família partilham a ligação e até a torradeira pode enviar mensagens para o computador quando as torradas ficam prontas, o que materializa o sonho de muitos geeks.

Ao todo estão instalados mais de três quilómetros de cabos Ethernet que se ligam a um servidor doméstico que faz a gestão do sistema.

Um vídeo disponibilizado pela Ericsson apresenta a experiência da família finlandesa e mostra as vantagens de viver numa casa ligada. As entrevistas e os comentários são todos em inglês.