[caption][/caption]

A sequência de imagens foi registada pela câmara OSIRIS, um dos instrumentos a bordo da sonda Rosetta, durante um período de aproximadamente 30 minutos, desde o primeiro contacto do robot com o cometa.

Como se sabe, uma falha no funcionamento do sistema de ancoragem fez com que a Philae "saltitasse" por duas vezes antes de fixar-se definitivamente à superfície do 67P, estima-se a cerca de 1km de distância do local inicialmente planeado.

A imagem divulgada pela ESA mostra a aproximação da Philae ao corpo celeste, estando assinaladas as marcas deixadas na superfície do cometa pela primeira tentativa de ancoragem, paralelamente a uma imagem de comparação antes do contacto.

Embora a Philae esteja adormecida, o cometa 67P continua a ser "vigiado" pelo olhar atento da Rosetta. Do cruzamento dos vários dados recolhidos, os cientistas da Agência Espacial Europeia esperam conseguir determinar a localização final exata da pequena sonda exploradora.