Pediam 42 mil euros e já conseguiram reunir quase 200 mil. O empreendedor Jason Zhang levou para o Kickstarter aquela que é a mais pequena câmara fotográfica do mundo de lentes intermutáveis com capacidade para gravar em Ultra HD.

A E1 consegue produzir o chamado 4K cinematográfico com resolução de 4.096x2.160 píxeis a 24 frames por segundo, mas também consegue gravar em 3.840x2.160 píxeis a 30 frames por segundo.

A grande vantagem está talvez no facto de ser compatível com todas as objetivas da Olympus e Panasonic, o que coloca a câmara já com um número considerável de periféricos e de empresas que têm garantias dadas no mercado do Ultra HD - sobretudo do lado da Panasonic.

A Z, nome da empresa que está a desenvolver o equipamento, apostou ainda nas capacidades de gravação em ambientes de baixa luminosidade. A E1 consegue atingir os 102.400 ISO e mantém as gravações de alta qualidade até aos 6400 ISO.

A câmara tem ainda uma tecnologia de focagem automática que permite manter o “sujeito” sempre definido ao longo da filmagem.


Os internautas mais rápidos conseguiram garantir um modelo da câmara pelo equivalente a 410 euros, mas as expectativas da Z é que a versão final da E1 venha a custa perto de 640 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.