Qual a melhor forma de apresentar um carro que dispensa o condutor? Fazendo com que o condutor abandone o seu lugar e passe para a posição de passageiro. Pelo meio, o veículo continua a sua trajetória e a partir daí basta deixar-se guiar.

Esta foi a apresentação do primeiro protótipo finalizado do Veículo Modular Robótico da NASA. A Agência Espacial Norte-Americana apostou num carro inteiramente elétrico, o que pode significar o seu uso em futuras missões de exploração espacial sem condicionar de forma agressiva o meio ambiente do local.

Outro dos destaques do veículo são as quatro rodas modulares e que têm um raio de atuação de 180 graus.

Esta última característica tem as suas vantagens, como foi visível no vídeo através do estacionamento: o controlo de carro pode ser feito de forma mais direcional e lateral.

A NASA tinha anunciado recentemente uma parceria estratégica com a japonesa Nissan, tendo na altura revelado que com esta "aventura", fosse possível desenvolver novos sistemas de navegação e controlo para rovers de futuras missões espaciais.

[caption]Nissan NASA[/caption]

Já do lado da Nissan o objetivo é trazer para o mercado o mais depressa possível um carro de condução autónoma, fazendo assim frente a muitas outras fabricantes automóveis que já apresentaram as suas propostas nesta área.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico