A Acer mostrou ontem em Londres as versões finais das suas primeiras propostas para tirar partido das capacidades do novo sistema operativo da Microsoft, apostando quer nos tablets clássicos e nos portáteis híbridos, quer em soluções para potenciar a utilização do Windows 8 em computadores de secretária.


Do lado dos tablets inseridos na sua gama Iconia Tab, a Acer apresenta dois novos modelos: o W510 e o W700.


[caption]Acer Iconia W510[/caption]

O primeiro modelo é uma versão híbrida baseada num ecrã de 10,1 polegadas (resolução até 1366x768) e em processadores Intel Atom Z2760, que pode ser usado como um tablet convencional, ou transformado num notebook através de uma doca com teclado de curso completo. Segundo o fabricante, o W510 pode funcionar durante um período até 18 horas quando usado com a respetiva doca.


Já a versão Iconia Tab W700 inclui características mais potentes do que a versão 510, ao ser apresentado como um tablet Full HD "com um desempenho de um PC de secretária para tarefas intensivas", graças à utilização de um ecrã de 11,6 polegadas (resolução até 1920x1080) e de processadores Intel Core de 3ª geração.
O tablet vem acompanhado por um berço que permite a sua utilização na horizontal e na vertical, adicionando também portas e ligações, incluindo uma Bluetooth, para utilização de um teclado opcional.


[caption]Acer Iconia W700[/caption]

Acer Aspire S7 Series

São dois ultrabooks que espreitam uma utilização intensa e com necessidades de mobilidade, possuindo ecrãs táteis para permitir uma utilização mista de criação de conteúdos ou navegação e visualização.


Disponível em dois modelos com ecrãs de 11,6 ou 13,3 polegadas, os ultrabooks S7 estão disponíveis em configurações com processadores Intel Core i5 e i7 de 3ª geração, incluindo soluções de armazenamento com unidades SSD duplas, configuradas em RAID0.


[caption]Acer Aspire S7[/caption]

Segundo a Acer, Aspire S7 é "tão fino como um smartphone", possui chassis em alumínio anodizado e dobradiças com dupla resistência no ecrã.


Aspire V5 Series e M Series Ultrabook

[caption]Acer Aspire V5[/caption]

Para o segmento dos portáteis de conceito mais convencional, a Acer reservou também duas séries de notebooks que mantêm a aposta nos ecrãs multitoque, de modo a tirar partido da nova interface do Windows 8.


O novo Aspire V5, por um lado, é servido com ecrãs com 14' e 15,6 polegadas de diagonal, integra unidades óticas de leitura e gravação de discos e armazenamento interno até 1TB.


[caption]Acer Aspire M3[/caption]

Os novos ultrabooks da série M, por outro lado, são propostas para uma utilização multimédia, graças à utilização de ecrãs táteis com resoluções "HD Ready" e 10 pontos de toque em simultâneo, a que se juntam processadores Intel Core de 3ª geração.


Um dos novos expoentes desta série, que a Acer renovou por completo, é o novo Aspire M3 (na imagem), que integra um ecrã tátil com 15,6 polegadas de diagonal e processador gráfico NVIDIA GeForce GT640M, a pensar na utilização de jogos num portátil.


Duas apostas nos AiO

A Acer utiliza o acrónimo de "All-in-One" para designar os seus Aspire de secretária "tudo-em-um", através dos novos modelos ZS600 AiO e U Series AiO.


[caption] Acer ZS600 AiO[/caption]

A versão ZS600 é dominada por um ecrã tátil com 23 polegadas de diagonal, que suporta resoluções até 1920x1080 pixéis e possui 10 pontos de toque em simultâneo.

É uma máquina que acompanha o form factor de modelos deste género já em comercialização, agora com linhas adaptadas aos novos tempos: inclui leitor/gravador de DVD (o leitor de Blu-ray é opção), e integra na moldura colunas, microfone e Webcam.


Por fim, os modelos que compõem a série Aspire U AiO mais parecem um tablet em formato XL, ao integrar um ecrã tátil LCD LED com suporte Full HD num corpo com 35mm, dominado por uma cobertura de vidro que ocupa toda a superfície.

A Acer disponibiliza versões com ecrã de 23 polegadas (Aspire 5600U) e 27 polegadas (Aspire 7600U), que são acompanhadas por teclados e ratos sem fios, igualmente com materiais transparentes.


De acordo com informações da Acer ao TeK, todos os novos computadores com Windows 8 estarão disponíveis em Portugal até ao final de 2012, com o início dos lançamentos previsto já para novembro.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico