
A PlayStation 4 está a alguns dias de cumprir o cumprir o quarto mês de comercialização no mercado português. E apesar de neste curto espaço de tempo já terem sido lançados vários jogos para a consola da Sony, também tem sido feito um grande reforço a nível de acessórios.
A gigante nipónica anunciou hoje, 19 de março, um novo periférico para a PlayStation 4 que promete revolucionar a maneira de "olhar" para uma consola. O Projeto Morpheus é um dispositivo de realidade aumentada que funciona como um par de óculos que pode ser ligado à consola.
O jogador passa assim a ter uma experiência de jogo mais imersiva, semelhante àquela que os Oculus Rift proporcionam. O Projeto Morpheus está inclusive a ser visto como uma resposta da Sony a este mercado de nicho e que muitos acreditam poder ser o futuro do gaming.
Para já a Sony ainda não vende o equipamento e não se sabe quando poderá chegar ao mercado na sua versão definitiva. A empresa japonesa está a trabalhar com estúdios de renome para a produção de conteúdos para o Morpheus: Crytek, Epic Games, Autodesk, Havok, Criware e Unity.
E isto é motivo suficiente para manter este acessório debaixo de olho.
Mas a PlayStation disponibiliza mais opções de acessórios que já podem ser comprados. Navegue pelas próximas páginas para descobrir como apetrechar o seu ecossistema PlayStation 4.
DualShock 4
Jogar é bom, mas jogar acompanhado é ainda melhor. E para isso vai precisar de um segundo controlador. Pode optar por um DualShock vermelho ou azul, dois modelos que trazem algum colorido aos tons maioritariamente escuros da consola e do comando original.
Carregador para os DualShock
Agora que já tem dois comandos precisa de um sistema mais prático e "limpo" para os carregar. Dois comandos pendurados por fios ligados à consola através da entrada USB não é propriamente estético.
A pensar neste cenário a Sony tem disponível uma plataforma de carregamento sem fios que suporta até dois comandos. Quando não quiser jogar mais, pouse o comando. Assim que chegar a casa, é só agarrar nele a partir desta plataforma e começar a jogar.
Auscultadores PlayStation Wireless Stereo Headset 2.0
No pacote da PlayStation 4 a Sony envia um auricular com microfone que se pode ligar ao comando para estabelecer um contacto mais próximo nos jogos multijogador. O periférico está lá, mas é de baixa qualidade.
Para os que dão grande importância à componente de som a Sony lançou os PlayStation Wireless Stereo Headset 2.0 que têm capacidade para emular som sorround 7.1 que permite inclusive ouvir os passos dos inimigos mesmo antes de ser possível observá-los.
Estes headsets têm ainda perfis de som específicos para determinados jogos, sendo o exemplo mais recente o perfil de som desenvolvido para inFAMOUS: Second Son.
PlayStation Camera
O Projeto Morpheus promete realidade aumentada e uma experiência de jogo imersiva através de uns óculos, mas os jogadores já podem provar um pouco desta perspetiva através da PlayStation Camera.
O periférico dá acesso ao PlayRoom, um lugar onde o jogador pode interagir com elementos de realidade aumentada. A câmara também tem microfone integrado que tem capacidade para reconhecer alguns comandos de voz básicos.
PlayStation Vita
Sim, a PS Vita também é uma consola. Mas é também um dos melhores acessórios que pode ter para a PlayStation 4. Além de funcionar como um centro de streaming de jogos para libertar o televisor, também pode funcionar como um segundo ecrã para determinados títulos.
Bónus: uma fotogaleria da PlayStation 4. Pode ainda recordar as primeiras impressões e a análise que o TeK fez à consola de nova geração da Sony.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários