Primeiro só os carros especiais da Google tinham a capacidade para catalogar as ruas do mundo. Depois com a ajuda dos Trekkies a tecnológica norte-americana mostrou locais apenas acessíveis a pé. E agora com a ajuda de todos a empresa de Mountain View quer mostrar o mundo na sua totalidade.

A Google criou uma ferramenta que permite unificar algumas das suas tecnologias. Através dos Photo Spheres, fotografias de 360º graus que podem ser captadas com alguns telemóveis Android, é possível constituir uma rota que simula um percurso do Street View. O resultado visual final é o mesmo.

Para isso o utilizador deve publicar os Photo Spheres que captou e usar a ferramenta que foi adicionada à comunidade Views - chamada de constelações. Quando os percursos foram aprovados e publicados vão poder ser vistos no Google Maps.

Um dos gestores de produto do serviço de mapeamento da Google, Evan Rapoport, considera que a nova ferramenta permite inclusive criar experiências que o Street View não contempla, como o retrato de um local em diferentes períodos do dia e com diferentes afluências de pessoas - um local de uma feira por exemplo.

Para os utilizadores mais avançados a Google permite ainda incluir percursos nas páginas Web, algo que pode ser especialmente vantajoso para empresas - para encontrar a localização da mesma a partir de paragens de transportes públicos por exemplo.

"Esperamos que esta nova funcionalidade permita às pessoas partilhar e testemunhar a beleza e a amplitude do nosso planeta através do Google Maps", escreveu em comunicado Evan Rapoport.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.