A empresa Urban Aeronautics, através da subsidiária Tactical Robotics, está a desenvolver um drone diferente de todos os que estamos habituados a ver: pode ser usado para entrega de mercadorias, como o protótipo da Amazon, mas as suas características fazem-no apto para muitas mais missões.

O AirMule consegue transportar até 500 quilogramas de carga, tem uma autonomia estimada de 50 quilómetros, pode atingir velocidades de 175 Km/H e consegue elevar-se até uma altitude de 5,5 quilómetros.

Por agora está ainda em fase de testes e a sua utilização é muito mais modesta, como comprova um vídeo do primeiro voo de testes do drone sem estar ligado a cabos.

Parte do segredo do AirMule está num design próprio que a tecnológica israelita desenvolveu para os seus rotores. Isso permite não só uma redução no barulho produzido pelo drone, como permite que o mesmo possa descolar e pousar na vertical, um pouco como acontece com os helicópteros.

Também é fácil de imaginar o AirMule num cenário de guerra, já que a Urban Aeronautics está a trabalhar num sistema de dissipação de calor que permite que os rotores dos drones fiquem à temperatura ambiente, o que ajudaria a evitar algumas tipologias de radares.

A Wired explica também que metade da direção da empresa israelita é composta por antigos elementos do exército do país. A ambição da tecnológica é no entanto muito mais vasta, já que outros protótipos de drones têm em conta o mercado da mobilidade, criando veículos que podem corresponder no futuro ao conceito de táxi-aéreo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.