É mais um projeto que pode não passar do papel. Mas os engenheiros da Apple estão pelo menos a trabalhar naquilo que pode ser o modelo do smartphone do futuro. Num registo de patentes submetido ao US Patent Office (USPTO) a empresa de Cupertino revela imagens de um iPhone todo construído em vidro, com um ecrã dobrável que se enrola à volta do chassis principal e onde o reconhecimento facial do utilizador é uma das principais funcionalidades do dispositivo.

Num equipamento sem uma orientação específica, como seria o caso, o reconhecimento visual seria determinante para saber em que posição se encontra o utilizador, de modo a que todos os conteúdos sejam disponibilizados nesse sentido.

Como relata a imprensa internacional, este tipo de dispositivos permitiria reproduzir mais conteúdos no ecrã e o interface de utilizador seria controlado à base de gestos, tal como já acontece noutros sistemas operativos móveis. É de destacar ainda a ausência do botão físico que tanto caracteriza os iPhone.

[caption]iPhone patente[/caption]

[caption]iPhone patente[/caption]

[caption]iPhone patente[/caption]

Este tipo de tecnologia permitira ainda à Apple, como descreve o CNet, recriar conteúdos tridimensionais caso houvesse uma sobreposição do mesmo ecrã. Desta forma, e com a ajuda do corpo em vidro, talvez fosse possível criar o efeito de profundidade que produzisse a sensação visual de três dimensões.

O pedido de patente surge algumas semanas depois de terem surgido rumores de que a empresa de Cupertino estaria a preparar um relógio inteligente e cujo conceito seria semelhante ao deste protótipo de telemóvel, isto é, um gadget com ecrã dobrável e que se enrolaria à volta do pulso do utilizador.

Mas falar da Apple sem referir a Samsung acaba por se tornar uma tarefa árdua. A fabricante sul-coreana também tem em vista a construção de dispositivos com ecrãs flexíveis, ainda que o conceito dos equipamentos seja diferente. O Youm apresentado na CES respeita mais as normas dos smartphones atuais e apenas acrescenta uma barra lateral extra que pode ser usada para mostrar notificações, por exemplo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.