Um homem, heterossexual e numa relação vai durante 28 dias andar com uns óculos que vão gravar tudo o que fizer. Tudo mesmo, desde ir às compras, trabalhar, discutir com a namorada e até fazer as necessidades. Essa gravação vai depois ser reconvertida para que seja compatível com os Oculus Rift, óculos de realidade virtual do Facebook.



A partir daí é a vez de Mark Farid entrar em ação. E durante 28 dias o artistas britânico vai estar com os óculos sempre colocados, sempre. E sozinho – exceto uma hora por dia em que terá acompanhamento psicológico para evitar problemas de saúde física e mental através de headphones. E o que Farid vai ver por esses óculos é a vida do homem do primeiro parágrafo, um sujeito que não saberá quem é.



Quer isto dizer que a obra de expressão Seeing I vai colocar um homem a viver a vida de outro com a ajuda da realidade virtual. E o que o sujeito desconhecido, chamado The Other, comer, também Mark Farid vai comer para transmitir uma maior sensação de imersão.





“Quero saber se é possível perder o sentido de mim mesmo”, disse o artista em declarações ao Mashable. Isto porque Mark Farid parte da permissa de que quem nós somos não é influenciado pelos acontecimentos naturais, mas antes pelos acontecimentos que nos nutrem enquanto pessoas.



“Talvez eu não seja quem eu pensava que era. A minha identidade pode ser talhada para aquilo que eu quiser”, acrescentou o britânico durante a entrevista. No entanto também já foi dizendo que gostava de chegar à conclusão de que a sua premissa está errada.



Mark Farid está a pedir no Kickstarter 150 mil libras para que possa transformar toda esta experiência num documentário. Com pouco mais de duas mil libras reunidas, muitos vão preferir não contribuir para a campanha de crowdfunding, mas antes ver a experiência ao vivo.



É que o britânico vai estar num “aquário” à vista de todos os que o quiserem ver a experiência “na primeira pessoa”.



Nota de redação: Corrigida uma gralha por indicação de um leitor


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico