"Bom dia a todos na Terra. Daqui Kirobo. Sou o primeiro robot astronauta do mundo que fala. É um prazer conhecer-vos", referiu em japonês num momento gravado para a posteridade que já está publicado online e que poderá ver a seguir.

O vídeo com as primeiras palavras de Kirobo a partir do espaço foi disponibilizado esta quinta-feira, mas terá sido filmado há duas semanas.

Inspirado na personagem Astro Boy, o pequeno androide de 34 centímetros e quase um quilograma chegou à Estação Espacial Internacional no passado dia 4 de agosto com 5,4 toneladas de material e mantimentos para os tripulantes.

Com capacidade para andar, reconhecer rostos e registar imagens, Kirobo terá como "responsabilidade" fazer companhia ao astronauta nipónico Koichi Wakata, que chegará à EEI no final do ano. O projeto pretende estudar em que medida um robô de companhia pode dar apoio moral a pessoas isoladas durante longos períodos de tempo.

Paralelamente também é uma forma de promover a candidatura de Tóquio aos Jogos Olímpicos de 2020, que se decide no próximo sábado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.