Foram precisos seis anos de desenvolvimento para Baldur’s Gate 3 ganhar vida. Pode-se dizer que é o projeto de sonho do estúdio belga Larian Studios, que ganhou nome com a sua série de RPGs de fantasia Divinity. O terceiro jogo da série Baldur’s Gate é uma herança da BioWare, mais de 20 anos depois do segundo capítulo, sendo considerando uma das melhores adaptações do universo Forgotten Realms do jogo de papel e caneta Dungeons & Dragons.

Os fãs de Baldur’s Gate ajudaram o estúdio a finalizar e a polir o novo título, depois deste ter sido lançado em acesso antecipado há três anos, contando com mais de 400 pessoas envolvidas na produção. A versão final do jogo promete uma viagem incrível ao mundo de fantasia clássico, prometendo história interlaçadas que serão impossíveis de um jogador conseguir assistir numa única jornada. Dizem os números que a aventura oferece 174 horas de sequências cinematográficas e todas as escolhas do jogador vão contribuir para cerca de 17 mil variações do final da aventura.

Veja na galeria imagens de Baldur’s Gate 3:

Para os jogadores que começaram a aventura ainda na versão antecipada, o estúdio recomenda a apagar todo o progresso, voltar a instalar os massivos 120 GB, devido a problemas de incompatibilidade, que poderá levar a corrupção dos ficheiros de gravação do progresso da aventura. O estúdio refere que tomou medidas para que a transição fosse tranquila, mas os jogadores não devem arriscar perder as horas de jogo que possam acumular até se depararem com um erro fatal.

O novo jogo permite jogar a solo, mas também em formato cooperativo com outros jogadores. Um segundo jogador pode pegar no comando e entrar na aventura para ativar o sistema de ecrã dividido de forma instantânea. A aventura incentiva os jogadores a explorarem o mundo aberto, receberem missões e enfrentarem inimigos, monstros e bosses.

O sistema de combates por turnos é baseado na quinta edição das regras de Dungen & Dragons. O jogador vai criar a sua personagem, num editor completo, escolhendo os traços estéticos dentro da raça que optou, a sua classe, uma história de fundo e outros elementos antes de se aventurar. As personagens ganham experiência ao longo da aventura, desenvolvendo os seus atributos e habilidades especiais.

A nova aventura tem lugar cerca de 120 anos depois de Baldur’s Gate II: Shadows of Amn. A personagem principal foi aprisionada, sendo implantadas parasitas no seu cérebro. Mas antes que fossem ativadas para o transformar num servo das forças das trevas, a nave onde estava preso despenha-se, libertando a personagem.

Baldur’s Gate 3 promete ser uma aventura complexa, com mecânicas que vão sendo introduzidas ao jogador. Será possível criar um grupo de personagens, cada uma com classes e habilidades diferentes. Como seria de esperar, o dado é a ferramenta essencial para ajudar nas decisões de muitas ações. Ter as estatísticas necessárias para executar uma determinada ação é complementado com o rolar do dado, o que introduz sempre o fator sorte em algumas decisões.

Lançado para já no PC, Baldur’s Gate 3 vai chegar também à PlayStation 5 em setembro.