A nova colaboradora chama-se ChihiraAico e ainda está à experiência mas vai receber os clientes só até amanhã, pondo à prova as suas capacidades de comunicação e a expressão facial próxima da humana que já tinha conquistado admiradores quando foi apresentada na feita de tecnologia do Japão, a CEATEC, e também em Las Vegas, na CES.

Desenvolvida pela Toshiba, a ChihiraAico foi programada para apresentar expr4essões humanas, mas por enquanto só consegue responder a um guião pré-definido, não adaptando a resposta às situações inesperadas.

A ChihiraAico já tinha mostrado as suas habilidades em demonstrações várias, mas é a primeira vez que desempenha uma função perante clientes reais.

O projeto da Toshiba é apresentado como o "lifelike communication android" e na primeira demonstração foi estacada a sua capacidade de mover as mãos e braços para comunicação gestual, como se pode ver no vídeo abaixo.

A indústria de robots tem vindo a promover a utilização destes "aparelhos" nas áreas de cuidados de saúde e acompanhamento de idosos e pessoas com necessidades especiais, mas também na área de serviços e entretenimento, ultrapassando a imagem dos robôs industriais que já são um cenário comum em muitas fábricas.

Para este projeto a Toshiba trabalhou em parceria com a aLab Inc., a universidade de Osaka, o instituto de tecnologia Shibaura e o Shonan Institute of Technology.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico