São cerca de uma dúzia de camiões de carga de grandes fabricantes e acabam de completar uma semana de condução em grande parte autónoma por toda a Europa.

Os veículos faziam parte do European Truck Platooning Challenge, uma iniciativa que juntou empresas do setor como a Scania, a Volvo e a Daimler, num total de seis, organizada pelo governo holandês.

Em pequenos comboios, e naquilo que é denominado de “platooning”, os camiões de carga percorreram autonomamente as estradas do percurso. Mas nem todos os veículos de conduziam a si próprios.

A experiência implicava a existência de um pesado líder em cada comboio que definia a velocidade e a rota, que os outros veículos seguiram automaticamente. Uma ligação Wi-Fi garantia que as acelerações e travagens eram feitas em simultâneo, em sintonia.

Os camiões não estiveram sempre em modo automático e sim apenas quando as condições de tráfego foram consideradas normais nas estradas percorridas. Dentro de todos veículos havia um “condutor de verdade” para garantir o controlo dos mesmos caso surgisse algum problema.

A Scania explica como tudo funciona num vídeo.

Os camiões partiram de bases diferentes em três países europeus e terminaram as suas rotas em Roterdão, na Holanda, no passado dia 6 de abril. O minicomboio da Scania foi o que percorreu mais quilómetros, passando pela Suécia, Dinamarca e Alemanha até chegar ao país de destino.