A Canon acaba de apresentar duas câmaras e uma objetiva que foram pensadas para quem quer juntar a fotografia e vídeo sem comprometer a qualidade e explorando funcionalidades mais avançadas. As câmaras Canon PowerShot V1 e a EOS R50 V são acompanhadas pela objetiva grande angular RF-S 14-30mm F4-6.3 IS STM PZ versátil, e já são conhecidos os preços e data de lançamento em Portugal.

Nas câmaras a opção é entre o modelo compacto PowerShot V1, fácil de manusear e de trazer no bolso para fotografias casuais, e a mais robusta EOS R50 V, com objetivas intermutáveis para se adaptar a diferentes cenários. Esta pode ser equipada com a nova objetiva, que também é compatível com câmaras de gerações anteriores da Canon.

A aposta no vídeo é clara e Pilar Sanz-Morchon, gestora de produtos de fotografia da Canon para o mercado de Portugal e Espanha, admite mesmo que este é o caminho de crescimento. "O mercado de criadores de conteúdos vai valer 500 milhões de euros até 2027 e há uma grande oportunidade de crescimento nas câmaras compactas", referiu durante uma pré apresentação dos produtos a que o SAPO TEK teve acesso. "Estamos muito bem posicionados nesta área", afirma.

Veja as imagens das novas câmaras da Canon

YouTube, TikTok ou Instagram? Todos

A Canon PowerShot V1 é apresentada como o modelo compacto mais versátil, preparado para trazer no bolso e garantir a captação de vídeos e fotografias nos vários formatos. Com um sensor de 1,4 polegadas e 22 megapixeis, permite qualidade 4K  e tem estabilizador para vídeos mais suaves.

Veja o vídeo

Vem acompanhada de um protetor de ruído para o microfone para melhorar a captação de som, e há uma luz de verificação frontal para indicar que está a gravar. A objetiva grande angular ajuda a captar mais "espaço" em cada vídeo ou foto, com o modo selfie a ajudar na partilha de mais momentos pessoais.

Nova família de câmaras da Canon
Nova família de câmaras da Canon Canon PowerShot V1 créditos: Canon

Criatividade estimulada com a Canon EOS R50 V

Logo à partida a EOS R50 V apresenta-se como uma câmara mais profissional, e nas especificações isso fica também claro. Mas a verdade é que não se reflete no preço.

Também pensada para vídeo, esta câmara mirrorless pode gravar na vertical, um dos grandes argumentos de venda da Canon para este modelo, e permite captar vlogs de forma mais autónoma. Para isso conta com um suporte de tripé vertical dedicado e marcadores adaptados mesmo no ecrã tátil, assim como um botão de gravação frontal.

A nova EOS R50 V vem um sensor de 24MP e focagem automática inteligente, Dual Pixel CMOS AF II. Grava em 4K de 60p  e 4K de 30p com sobreamostragem de 6K para maior detalhe.

Nova família de câmaras da Canon
Nova família de câmaras da Canon Canon EOS R50 V créditos: Canon

A câmara é vendida sem objetiva mas pode ser combinada com algumas as objetivas RF e RF-S, que têm suporte nativo, ou as EF e EF-S que podem ser montadas utilizando adaptadores.

Embora não seja vendida em pacote, a nova objetiva RF-S 14-30mm F4-6.3 IS STM PZ faz a sintonia perfeita para quem procura uma solução flexível e compacta para vídeo. Conta com um zoom motorizado interno para transições de distância focal suaves, e estabilização avançada, assim como uma focagem automática silenciosa.

As novas câmaras vão chegar ao mercado em abril, ainda sem data definida, e curiosamente a solução completa entre os dois modelos, compacta e mirrorless, acaba por ter o mesmo preço. A Canon PowerShot V1 custa 1.059 euros e a Canon EOS R50 V custa 819 euros, mas com a objetiva que foi anunciada fica exatamente no mesmo preço.